Varejo

Varejo brasileiro tem alta de 0,6% em abril, mostra índice da Stone

13 maio 2025, 6:00 - atualizado em 12 maio 2025, 19:20
iof varejo
(Imagem: Canva)

As vendas do comércio brasileiro registraram um resultado positivo em abril, com alta mensal de 0,6%, de acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS). Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 0,4%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sete dos oito setores analisados pelo estudo apresentaram resultados positivos no comparativo mensal. No recorte entre o comércio digital e físico, o comércio digital registrou uma alta de 5,3%, enquanto o físico cresceu 0,3% no período.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

Contudo, na comparação anual, o cenário se inverteu: o comércio digital teve retração de 4,8%, enquanto o físico permaneceu em alta, crescendo 1,3%.

O setor de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria teve a maior alta mensal, de 7%. Em seguida, os setores de Material de Construção, Tecidos, Vestuários e Calçados e Móveis e Eletrodomésticos tiveram altas respectivas de 7,0%, 2,1%, 1,3% e 1,3%.

O único setor que registrou queda no comparativo mensal foi o de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo, com retração de 2,2%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No comparativo anual por segmentos, o destaque de melhor desempenho ficou com Combustíveis e Lubrificantes, que subiu 5,8%. O setor de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo subiu 4,0% no ano, e Tecidos, Vestuário e Calçados subiu 3,3%.

No entanto, diversos setores registraram queda na base anual, incluindo Móveis e Eletrodomésticos (-3,2%), Artigos Farmacêuticos (-3%) e Material de Construção (-2,6%). O setor de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria permaneceu estável, com variação de 0% no ano.

O que diz os dados de varejo de abril?

Apesar da melhora em abril, o cenário geral ainda reflete uma desaceleração econômica. De acordo com Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, a empresa vem observando sinais de enfraquecimento do mercado de trabalho, com aumento da taxa de desemprego e diminuição da geração de empregos formais.

“As famílias seguem pressionadas pelo alto nível de endividamento e por uma inflação ainda elevada”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para Calvelli, é prematuro falar em reversão da tendência de desaceleração, sendo necessário acompanhar os próximos meses para entender o ritmo da economia.

O economista ressalta que mesmo as altas observadas em abril não foram suficientes para compensar as quedas do mês anterior, mostrando que o varejo “ainda opera em ritmo lento, sem sinal claro de recuperação sustentada”.

Regionalmente, 19 estados apresentaram crescimento no comparativo anual. Os maiores crescimentos anuais foram registrados no Acre (12,1%), Amapá (9,4%) e Sergipe (8,6%). Entre os estados com resultados negativos na comparação anual, o Distrito Federal apresentou a maior queda, de 4,7%, seguido por Mato Grosso do Sul (-4,4%) e Rondônia (-3,3%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar