Giro do Mercado

Varejo em queda: Especialista diz o que fazer com as ações do setor e aponta três favoritas

08 jul 2025, 13:11 - atualizado em 08 jul 2025, 13:11

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dados do varejo divulgados nesta terça-feira (8) mostraram desaceleração, com queda pelo segundo mês consecutivo. As vendas recuaram 0,2% em maio em comparação com o mês de abril, totalizando alta de 2,1%. A expectativa era de avanço de 2,4%.

No Giro do Mercado de hoje, a jornalista Paula Comassetto recebeu o analista Marcos Duarte, para comentar sobre a desaceleração da atividade econômica no Brasil e o que fazer em relação às ações do setor.

  • LEIA TAMBÉM: Bancos e corretoras selecionaram as melhores ações, fundos imobiliários e títulos de renda fixa para investir agora; veja as recomendações

“O mercado está subindo, tem uma evolução positiva, mas dentro desse cenário o investidor começou a trabalhar com cautela. Os juros altos estão começando a impactar toda a cadeia produtiva de uma forma mais efetiva”, disse Duarte.

Segundo o analista, os números de maio não mostram apenas uma tendência imediata, mas sim o comportamento que pode ser esperado do mercado nos próximos meses. Com a Selic em 15%, o consumidor tende a ser prejudicado, com uma redução do poder de compra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Duarte ressalta que além da divisão dos subgrupos de alimentos, bebidas e consumo discricionário, o varejo possui líderes nacionais, como Casas Bahia (BHIA3), Magazine Luiza (MGLU3) e Assaí (ASAI3); e regionais como Grupo Mateus (GMAT3).

“No ambiente mais regional, a empresa que tem demonstrado eficiência tende a ter resultados melhores, trazendo mais retorno pro investidor. A tendência é o mercado desacelerar no segmento nacional em função dos custos e alavancagem”, afirmou.

Entre as preferências, o especialista ressalta que Lojas Renner (LREN3) tem despontado com boa eficiência e têm se mostrado uma boa opção no setor. Além dela, Casas Bahia e Grupo Mateus fecham o pódio das empresas consideradas as melhores opções.

O programa ainda abordou o desempenho dos mercados globais com novo prazo para negociação de tarifas com os Estados Unidos. Para acompanhar o Giro do Mercado na íntegra, acesse o canal do Money Times no YouTube.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar