Giro do Mercado

Varejo em queda: Especialista diz o que fazer com as ações do setor e aponta três favoritas

08 jul 2025, 13:11 - atualizado em 08 jul 2025, 13:11

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dados do varejo divulgados nesta terça-feira (8) mostraram desaceleração, com queda pelo segundo mês consecutivo. As vendas recuaram 0,2% em maio em comparação com o mês de abril, totalizando alta de 2,1%. A expectativa era de avanço de 2,4%.

No Giro do Mercado de hoje, a jornalista Paula Comassetto recebeu o analista Marcos Duarte, para comentar sobre a desaceleração da atividade econômica no Brasil e o que fazer em relação às ações do setor.

  • LEIA TAMBÉM: Bancos e corretoras selecionaram as melhores ações, fundos imobiliários e títulos de renda fixa para investir agora; veja as recomendações

“O mercado está subindo, tem uma evolução positiva, mas dentro desse cenário o investidor começou a trabalhar com cautela. Os juros altos estão começando a impactar toda a cadeia produtiva de uma forma mais efetiva”, disse Duarte.

Segundo o analista, os números de maio não mostram apenas uma tendência imediata, mas sim o comportamento que pode ser esperado do mercado nos próximos meses. Com a Selic em 15%, o consumidor tende a ser prejudicado, com uma redução do poder de compra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Duarte ressalta que além da divisão dos subgrupos de alimentos, bebidas e consumo discricionário, o varejo possui líderes nacionais, como Casas Bahia (BHIA3), Magazine Luiza (MGLU3) e Assaí (ASAI3); e regionais como Grupo Mateus (GMAT3).

“No ambiente mais regional, a empresa que tem demonstrado eficiência tende a ter resultados melhores, trazendo mais retorno pro investidor. A tendência é o mercado desacelerar no segmento nacional em função dos custos e alavancagem”, afirmou.

Entre as preferências, o especialista ressalta que Lojas Renner (LREN3) tem despontado com boa eficiência e têm se mostrado uma boa opção no setor. Além dela, Casas Bahia e Grupo Mateus fecham o pódio das empresas consideradas as melhores opções.

O programa ainda abordou o desempenho dos mercados globais com novo prazo para negociação de tarifas com os Estados Unidos. Para acompanhar o Giro do Mercado na íntegra, acesse o canal do Money Times no YouTube.

Compartilhar

Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.