Economia

Varejo vs taxa de juros: Alckmin engrossa coro de críticas ao Banco Central

14 jun 2023, 15:23 - atualizado em 14 jun 2023, 15:23
varejo Selic
Alckmin aproveita dados do varejo para reforçar críticas à taxa Selic (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, engrossou o coro de críticas a taxa básica de juros (Selic) no patamar de 13,75%, com foco no impacto ao varejo.

Após os dados pelo setor do varejo nesta quarta-feira, Alckmin argumentou que o juro real está subindo há vários meses, com a inflação caindo, sem que haja uma demanda crescente que justifique isso, conforme noticiou a Reuters.

Conforme dados do IBGE, divulgados nesta manhã, em abril, houve alta de 0,1% das vendas no varejo na comparação com o mês anterior, com ganho de 0,5% ante abril de 2022, resultados abaixo das expectativas de pesquisa da Reuters, de 0,3% e 0,95%, respectivamente.

  • GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca!

Luiza Trajano já cobrou Campos Neto

A empresária Luiza Trajano quer um sinal do presidente do Banco CentralRoberto Campos Neto, de quando a Selic irá cair.

Durante evento do Instituo para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), que contou com outros líderes de grandes empresas do setor, Trajano fez um apelo à Campos Neto.

“A nossa realidade é diferente, o varejo puxa tudo, a indústria, a produção. Estamos tendo excesso de produto, as indústrias não têm onde colocar, nem sempre esse remédio amargo também resolveu a inflação. Já tivemos muito remédio amargo, se estou defendendo é pela pequena e média empresa. Queria pedir, por favor, para dar um sinal de que vai baixar esses juros”, disse.

No evento, Campos Neto afirmou que os juros futuros no Brasil têm tido queda relevante, dessa forma, se abre espaço para um corte da Selic. No entanto, não mencionou quando.

Selic

Na próxima semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne para discutir o patamar da taxa Selic, em meio à pressão de Lula, apoiada por líderes do varejo, como Trajano.

De forma geral, o mercado está ansioso para saber quando o BC irá iniciar os cortes na Selic, ainda mais depois dos resultados positivos da inflação de maio. A autoridade monetária segue pedindo calma, mas já começa a sinalizar cortes futuros.

Apesar de no evento do IDV, Roberto Campos Neto ter destacado que a curva futura de juros tem apresentado queda relevante no país, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, Renato Dias Gomes, defende que o Comitê de Política Monetária (Copom) não deve ter pressa na redução dos juros.

* Com informações da Reuters

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.