Eleições 2018

Vazio eleitoral incomoda o mercado, avalia Rio Bravo

11 maio 2018, 7:05 - atualizado em 11 maio 2018, 1:35
Bolsonaro
O efeito da saída de Lula dos cenários eleitorais não teve o condão de reduzir o impulso de Bolsonaro

A indefinição eleitoral, que ainda não coloca alternativas interessantes no grid de largada, cria um vazio que tem incomodado o mercado, avalia a Rio Bravo Investimentos em um relatório mensal publicado nesta semana.

“A dúvida sobre a capacidade do sistema político brasileiro em recrutar lideranças de qualidade parece legítima, e a ansiedade quanto ao resultado, em consequência, mostra sinais evidentes de crescimento”, destaca a gestora.

A carta lembra que o grande número de postulantes para segurar a bandeira de centro, paradoxalmente, deixa esta posição cada vez mais anêmica à medida que se ampliam os candidatos.

A Rio Bravo lembra a incômoda verdade sobre o efeito da saída de Lula dos cenários eleitorais, que não teve o condão de reduzir o impulso de Jair Bolsonaro. “O centro moderado possui muitas hipóteses, o que pode significar, provavelmente, nenhuma hipótese”, pontua a gestora.

Com isso tudo considerado, a equipe que escreveu o documento lembrou de uma frase de Marco Maciel, uma “velha raposa”, segundo a qual “em política é muito difícil trabalhar com hipóteses, embora não se possa excluir nenhuma hipótese”.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
gustavo.kahil@moneytimes.com.br
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.