Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Veja as 20 empresas que mais pagam dividendos aos acionistas

29/07/2020 - 15:55
Comgás é a melhor pagadora de dividendos dos últimos cinco anos, segundo a Economia (Imagem: REUTERS/Caetano Barreira)

A Comgás (CGAS5) é a melhor pagadora de dividendos dos últimos cinco anos, revelou o novo levantamento da Economatica. A companhia apresentou a melhor mediana de dividend yield (indicador que mede o ganho do acionista com dividendos e juros sobre o capital próprio (JCP)) do período, de 12,2%.

Enauta (ENAT3) e BB Seguridade (BBSE3) aparecem logo depois na lista, com mediana de cinco anos de 8,8% e 6,2%, respectivamente.

Os bancos, apesar de aparecerem com mais frequência no ranking, ocupam as últimas posições, sendo Itaúsa (ITSA4) a empresa em 20º lugar.

JCP

Ferbasa (FESA4) é o principal nome entre as empresas pagadoras de JCP, apresentando uma mediana de cinco anos de 8,9%. Sanepar (SAPR4) aparece na segunda colocação, com mediana de 8,16%, seguida por ABC Brasil (ABCB4), de 7%.

Mais uma vez, o setor bancário domina a lista. Entre as 20 ações, onze são de bancos.

O último lugar é ocupado pela Telefônica Brasil (VIVT3).

Dividendos e JCP

Considerando o pagamento de dividendos e JCP, Comgás fica mais uma vez na frente das outras empresas, tendo uma mediana de cinco anos de 15,15%.

A Sanepar (SAPR4), com mediana de 10,49%, é a segunda mais bem posicionada, seguida por Taesa (TAEE11), com mediana de 9,21%.

Das vinte ações, sete são de bancos, três de energia elétrica e duas de seguradoras.

A Telefônica Brasil também o fim deste ranking, com 6,05% de mediana.

Metodologia

O dividend yield foi calculado em cada ano no dia 27 de julho, com janela de 12 meses, entre 2010 e 2020. A Economia considerou somente ações ativas ou inativas que tenham distribuído dividendo ou JCP aos acionistas em pelo menos um período.

Para o cálculo da mediana, a Economatica considerou somente ativos que tenham distribuído o perfil de proventos de cada categoria.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

Última atualização por Diana Cheng - 31/07/2020 - 17:15