Vladimir Putin

Veja como era o avião da Embraer (EMBR3) que Putin admitiu ter abatido no Cazaquistão

09 out 2025, 16:20 - atualizado em 09 out 2025, 16:39
Avião fabricado pela Embraer caiu no Cazaquistão no dia 25 de dezembro de 2024
Avião fabricado pela Embraer caiu no Cazaquistão no dia 25 de dezembro de 2024

Em meio à escalada de tensões no leste europeu, o presidente russo Vladimir Putin admitiu nesta quinta-feira (9) a responsabilidade da Rússia pela derrubada de um avião Embraer (EMBR3) no Cazaquistão no Natal de 2024. O incidente resultou na morte de 38 pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Avião da Embraer derrubado no Azerbaijão - ReproduçãoRelatório preliminar do governo do Azerbaijão
Avião da Embraer derrubado no Cazaquistão – Reprodução Relatório preliminar do governo do Azerbaijão

O acidente com o avião Embraer no Cazaquistão

O avião Embraer E190, fabricado entre 2002 e 2018, partiu de Baku, capital do Azerbaijão, com destino a Grózni, na Chechênia. De acordo com a companhia aérea Azerbaijan Airlines, a aeronave foi obrigada a fazer um pouso de emergência a cerca de 3 km da cidade de Aktau, no Cazaquistão, após o ataque.

Em encontro com o presidente do país, Ilham Aliyev, Putin explicou que dois mísseis russos explodiram próximos ao avião após drones ucranianos invadirem o espaço aéreo do país. Segundo Putin, os mísseis não atingiram diretamente o avião, mas a explosão a cerca de 10 metros causou danos devido aos destroços.

Confira o vídeo da queda da aeronave aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Características do avião Embraer abatido

O Embraer E190 possui 28,72 metros de envergadura e 36,24 metros de comprimento. A aeronave pode atingir velocidades de até 880 km/h, voar a altitudes próximas de 12.500 metros e tem peso máximo de decolagem de 36,5 toneladas.

Classificado como narrow-body por ter fuselagem estreita e alcance médio, o Embraer 190 conta com asas equipadas com winglets para maior eficiência aerodinâmica. No Brasil, a Força Aérea Brasileira (FAB) opera dois desses aviões desde 2009, utilizados em voos domésticos para a Presidência da República e autoridades governamentais.

CONFIRA: Como a WDC espera acessar o pacote de R$ 300 BILHÕES do GOVERNO para investir em datacenters? Confira o novo episódio do Money Minds no Youtube

Embraer E190 - Divulgação
Embraer E190 – Divulgação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Formado em Jornalismo pela PUC-SP, atua como repórter no Money Times e no Seu Dinheiro, onde também já trabalhou como analista de mídias sociais, com experiência em produção de conteúdo para diferentes plataformas digitais. Antes disso, foi repórter no site Monitor do Mercado.
otavio.rodrigues@seudinheiro.com
Linkedin
Formado em Jornalismo pela PUC-SP, atua como repórter no Money Times e no Seu Dinheiro, onde também já trabalhou como analista de mídias sociais, com experiência em produção de conteúdo para diferentes plataformas digitais. Antes disso, foi repórter no site Monitor do Mercado.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar