Venda de cimento no Brasil avança em novembro, aponta Snic
A comercialização de cimento no Brasil subiu 4,1% em novembro na comparação com o mesmo período do ano passado, para 5,54 milhões de toneladas, mas ficou abaixo das 6,3 milhões de toneladas de outubro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (8) pela associação de fabricantes do insumo, Snic.
As vendas cresceram em todas as regiões do país no mês passado, menos no Sul, onde a comercialização ficou praticamente estável, a 924 mil toneladas.
No acumulado do ano, as vendas de cimento no Brasil somam expansão de 62,1 milhões de toneladas, crescimento de 3,6% sobre o desempenho de janeiro a novembro de 2024.
A entidade apurou uma venda por dia útil em novembro de 263,9 mil toneladas, crescimento de cerca de 4,6% na comparação com outubro.
“O desempenho do setor segue influenciado por um cenário macroeconômico de alta complexidade”, afirmou o Snic em comunicado à imprensa, citando questões como ambiente de crédito e consumo “desafiador”, juros elevados, inadimplência dos consumidores e endividamento alto das famílias.
- SAIBA MAIS: O Money Times reuniu as recomendações de mais de 20 bancos e corretoras em um conteúdo gratuito e completo para você investir melhor; veja aqui.
Por outro lado, a associação avalia como positivo o crescimento do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV), com regras revisadas que estimulam financiamento imobiliário e investimentos em infraestrutura.
“Os avanços das obras do MCMV e os investimentos contínuos em infraestrutura serão determinantes para sustentar a demanda no próximo ano”, afirmou o presidente do Snic, Paulo Camillo Penna, no comunicado.