Setor Automotivo

Venda de veículos registra alta de 19,3% em setembro e expectativa para o ano é positiva

05 out 2022, 16:22 - atualizado em 06 out 2022, 9:50
Veículos
As vendas de veículos registraram alta de 19,3% em relação ao mesmo período de 2021 (Imagem: Pixabay/Tumisu)

Pela primeira vez neste ano, os emplacamentos de veículos cresceram na comparação anual. Em setembro, as vendas de veículos registraram alta de 19,3% em relação ao mesmo período de 2021, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

De acordo com a instituição, no acumulado de janeiro a setembro, o crescimento foi de 2,1%.

Andreta Jr., Presidente da Fenabrave diz que a queda de 3,3% que o setor automotivo reportou em agosto, foi explicada pela diferença de dias úteis (21 em setembro, ante 23 em agosto).

“Nas vendas diárias, o setor teve um resultado superior a agosto e a curva de crescimento tem se mostrado consistente”, pontua.

Boas projeções

Para este ano, a Fenabrave espera uma manutenção dos números obtidos em 2021, levando em consideração a evolução dos segmentos automotivos até o último mês.

Caso a produção de veículos se normalize, a federação diz que podem ser atingidas as suas projeções iniciais, que apontavam para um aumento de 4,4% na venda de automóveis comerciais leves, 7,3% sobre os caminhões, 8% na venda de ônibus, 6,2% no segmento de motocicletas e 9,4% em implemento rodoviário.

Em relação aos automóveis comerciais leves, após fechar o primeiro trimestre do ano em queda de 24,8%, o segmento voltou a reagir nos meses seguintes e a retração caiu para 5,1%.

“Os segmentos conseguiram bons resultados, especialmente a partir do segundo trimestre, e acredito que podemos encerrar o ano com o número de emplacamentos próximo da estabilidade, ou levemente positivo”, disse Andreta.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.