AgroTimes

Venda direta de etanol passou pela CCJ e agora pode ir a plenário da Câmara

05 maio 2021, 17:20 - atualizado em 05 maio 2021, 17:20
Combustíveis/Postos/Etanol
Se passar no plenário da Câmara muitos postos poderão vender etanol vindo direto das usinas (Imagem: REUTERS/Marcelo Teixeira)

O Projeto de Lei que estabelece a venda direta de etanol, das usinas aos postos, vai ser pautado para votação do plenário da Câmara dos Deputados. O PDC 978/2018 foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta (5), após mais de um ano parado.

A matéria, relatada favoravelmente pelo deputado Sílvio Costa Filho (Republicanos PE), é pleito reivindicado partido da Feplana, organização com mais de 60 mil plantadores de cana brasileiros. A venda direta baratearia o etanol, uma vez que não haveria mais a obrigatoriedade do mercado contar com as distribuidoras no meio do caminho.

Em 2018, o então deputado João Henrique Caldas (hoje prefeito de Maceió, protocolou o PDC, instrumento que não sofre nenhuma interferência do Executivo seja qual for a votação na Câmara.

Mas o acordo na CCJ, segundo o presidente da Feplana, Alexandre Lima, é que serão discutidas as questões tributárias com todos os partidos e governo, antes da proposta seguir a plenário.

É mais uma tentativa de demonstrar que a venda direta, conforme projeto do setor – e já apoiado pela ANP, Cade e Ministério de Minas e Energia – não implica em perda de receita para União, estados e municípios.

Tampouco reflete na qualidade do biocombustível, como os representantes das distribuidoras costumam criticar, ignorando que a agência reguladora do setor assegura o mesmo controle em qualquer circunstância e modelo que vigore no País.

 

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar