Comprar ou vender?

Venda esta ação e fuja do prejuízo, diz Bradesco sobre ‘ex-queridinha’ do mercado

04 jan 2023, 20:10 - atualizado em 05 jan 2023, 1:27
Locaweb
É hora de vender Locaweb? Empresa apresenta desafios; confira na matéria (Imagem: Facebook/locaweb)

O Bradesco BBI revisou as ações techs e rebaixou a Locaweb (LWSA3) de neutra para venda, com preço-alvo de R$ 5, o que implica queda de 17% ante o último fechamento.

A empresa, que abriu capital em 2020, era considerada queridinha de investidores, com o papel saltando mais de 400% após o seu IPO. Porém, após a disparada da Selic, a ação passou a ser mal vista por parte do mercado.

De acordo com os analistas Otavio Tanganelli e Ricardo França, em um cenário de alta de juros, que devem permanecer elevados em 2023, é preferível empresas que deem lucros mais robustos, como a Totvs (TOTS3).

A dupla cita três pontos de atenção da empresa para os próximos meses:

  • margens pressionadas pelas empresas adquiridas;
  • maior carga de despesas do Yapay em contexto de elevação da taxa Selic;
  • dificuldades de crescimento de receitas com desaceleração no crescimento do GMV (valor bruto de vendas) do comércio.

“Nos últimos trimestres, o mercado tem se concentrado principalmente em analisar Ebitda, que mede o resultado operacional, e margens, o que não vemos como a melhor forma de aferir a rentabilidade da empresa, por não considerar os gastos financeiros, que têm sido particularmente importantes num contexto de taxa Selic mais alta”, coloca.

Ainda segundo Tanganelli e França, parte relevante da contribuição de rendimentos depende de financiamento para seu negócio de adquirência (Yapay) e as taxas de juros devem continuar mais altas por mais tempo, “acreditamos que o foco dos investidores deve se voltar cada vez mais para lucros e geração de caixa e Ebitda e outras métrica”.

A dupla explica que o Ebitda e as margens seriam significativamente menores se contabilizadas as despesas financeiras da Yapay – “que a nosso ver deveriam ser vistas como custo operacional”.

Aquisições da Locaweb ainda não deram resultados

As compras da tech foram uma das responsáveis pelo salto da ação no pós-IPO. Porém, o Bradesco ressalta que dentre as diversas empresas que a Locaweb adquiriu nos últimos 24 meses, a maioria delas gerando apenas pequenas quantias de lucros – ou ainda abaixo do ponto de equilíbrio.

“Nós continuamos a ver desafios em termos de integração dessas unidades de negócios, pois a empresa pode potencialmente ter de aumentar as despesas gerais e administrativas (principalmente por meio de esforços de vendas e marketing) no curto/médio prazo para gerar as sinergias de receita desejadas que, em última análise, impulsionarão a alavancagem operacional”, discorre.

No terceiro trimestre de 2022, a Locaweb reportou R$ 842 milhões de obrigações adicionais (Earnout), que representam uma parcela considerável de seu valor de mercado atual.

“À frente, assumindo que a empresa oferece melhoria de margem e sinergias de receita – é esperado que essas obrigações sejam ajustadas para cima – o que, a nosso ver, deveria ser contabilizado pois ao calcular retornos para acionistas minoritários, isso poderia ser potencialmente diminuído”, calcula.

Sobrou para todo mundo

Além da Locaweb, o Bradesco também derrubou a recomendação da Méliuz (CASH3) de compra para neutra, prevendo desafios na rentabilidade,  que não parecem estar totalmente contabilizados nas avaliações atuais.

Até a Totvs, a favorita do banco, teve o preço-alvo cortado de R$ 35 para R$ 31. A recomendação continua de compra.

“A nosso ver, o cenário continua bastante desafiador e incerto para as empresas em meio a um ambiente macro menos favorável com juros altos e atividade econômica mais fraca”, discorre.

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
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Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
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