BusinessTimes

Vendas das montadoras nos EUA caem no 1º tri por problemas na cadeia de suprimentos

01 abr 2022, 14:48 - atualizado em 01 abr 2022, 14:48
GM
A GM disse que a melhora do fornecimento de semicondutores ajudou a produção, mas espera que o estoque permaneça relativamente baixo ao longo do ano (Imagem: Reuters/Rebecca Cook)

Montadoras de veículos relataram nesta sexta-feira queda nas vendas nos Estados Unidos no primeiro trimestre, diante de interrupções nas cadeias de suprimentos e da escassez de chips.

A vendas da GM caíram 20,1%, a 512.846 veículos. As da japonesa Toyota diminuíram quase 15%, a 514.592 veículos, enquanto as da sul-coreana Hyundai recuaram 4%, para 159.676 veículos.

As sul-coreanas Kia America e Mazda também recuaram.

“O estoque levará tempo para ser refeito porque muitos veículos que estão chegando já foram vendidos. Então, infelizmente, devemos ter números fracos por pelo menos mais alguns meses”, disse David Whiston, analista da Morningstar.

A GM disse que a melhora do fornecimento de semicondutores ajudou a produção, mas espera que o estoque permaneça relativamente baixo ao longo do ano.

Mas os preços recordes da gasolina ajudaram as vendas de veículos elétricos da Hyundai. Elétricos e híbridos juntos responderam por 16% das vendas da Hyundai nos EUA no trimestre.

“Se os preços da gasolina continuarem altos, isso continuará a empurrar os consumidores para a tecnologia verde”, disse Randy Parker, vice-presidente sênior de vendas da Hyundai no país.