Vendas de carros na Europa retomam crescimento em julho; BYD dispara e Tesla agoniza

As vendas de carros novos na Europa subiram 5,9% em julho, impulsionadas por um aumento na Alemanha que compensou quedas no Reino Unido, França e Itália, mostraram dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) nesta quinta-feira (28).
A Tesla perdeu participação de mercado pelo sétimo mês consecutivo, apesar do aumento nas vendas gerais de carros elétricos, ficando atrás da concorrente BYD, que foi incluída pela primeira vez nos dados mensais de vendas.
A participação de mercado da Tesla na região encolheu ainda mais, de 1,4% para 0,8% na comparação anual, enquanto suas vendas no acumulado de janeiro a julho caíram 33,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Já as vendas da BYD saltaram 225,3%, alcançando 1,2% de participação. A rival chinesa superou a Tesla na Europa ao vender 13.503 unidades em julho, conquistando também uma participação de mercado maior, de 1,2%.
A Tesla luta para melhorar sua imagem de marca, que foi aparentemente prejudicada neste ano pelo apoio do CEO Elon Musk ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, além de suas associações com um partido da extrema-direita alemã. A empresa enfrentou boicotes de consumidores em toda a Europa e nos EUA.
As vendas totais de carros na UE aumentaram 7,4%. Os registros de carros elétricos a bateria, híbridos elétricos e híbridos plug-in aumentaram 39,1%, 56,9% e 14,3%, respectivamente, representando juntos 59,8% dos registros no bloco — acima dos 51,1% registrados em julho de 2024.
Atualmente, o setor representa cerca de 15,6% do mercado automotivo europeu, atrás dos veículos a gasolina (28,3%) e dos híbridos (34,7%).
Montadoras “tradicionais” se recuperam
As vendas na União Europeia, Reino Unido e na Associação Europeia de Livre Comércio subiram para 1,09 milhão de carros em julho, segundo dados da ACEA.
Os registros de veículos da Volkswagen e da Renault cresceram 11,6% e 8,8%, respectivamente, em relação ao ano anterior, enquanto na Stellantis houve queda de 1,1%.
As vendas na Alemanha subiram 11,1%, enquanto caíram 5% no Reino Unido, 7,7% na França e 5,1% na Itália. Já Espanha, Polônia e Áustria registraram aumentos de 17,1%, 16,5% e 31,6%, respectivamente.
Montadoras europeias, como a Volkswagen, estão estudando novos lançamentos para enfrentar a concorrência chinesa no crescente mercado de veículos elétricos (EV) da Europa e atender de forma lucrativa às regulamentações que incentivam a adoção desses veículos.
O CEO da ACEA, Ola Kaellenius, coassinou nesta quarta-feira uma carta endereçada à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmando que as metas da UE para redução de emissões de CO₂ dos veículos, incluindo uma redução de 100% para carros até 2035, já não são mais viáveis.
Montadoras europeias registraram perdas de bilhões de euros e emitiram alertas de lucros, com várias também citando o impacto das tarifas de importação dos EUA.
Com informações da Reuters