AgroTimes

Vendas de milho de 2º ciclo atingem 24,3%, com atraso na média histórica, diz Safras

08 maio 2023, 14:10 - atualizado em 08 maio 2023, 14:10
Milho
Os preços do milho têm sido pressionados pela expectativa de uma safra recorde no Brasil, entre outros fatores, e aprofundaram queda ao longo de abril (Imagem: REUTERS/Claro Cortes IV)

A comercialização antecipada da segunda safra de milho do Brasil da temporada atual atingiu 24,3% da produção prevista de 92,2 milhões de toneladas, segundo levantamento de Safras & Mercado, indicando atrasos nos negócios para a chamada “safrinha” ante a média histórica para o período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em maio do ano passado, a comercialização estava mais avançada, atingindo 31% da produção prevista de 84,404 milhões de toneladas de milho. A média de vendas para o período nos últimos cinco anos é de 32,6%, segundo dados da consultoria.

Na comparação com o início de abril, a comercialização antecipada avançou apenas 4,4 pontos percentuais, segundo a consultoria, que citou um ambiente de preços baixos, baixa liquidez na exportação e cautela de produtores, visto que algumas áreas ainda poderiam sofrer com eventuais geadas à medida que o inverno se aproxima.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

“Em parte, isso mostra a baixa liquidez para o início da safrinha 23 nos portos brasileiros, devido à dificuldade de espaço”, afirmou o especialista de Safras, Paulo Molinari, à Reuters, ressaltando os portos tomados pela safra recorde de soja.

“Depois, os preços caíram muito e os produtores ainda esperam alguma variável que melhore esta condição. Por fim, no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, o risco de geadas ainda contém o produtor na decisão de venda antecipada de safrinha”, acrescentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os preços do milho têm sido pressionados pela expectativa de uma safra recorde no Brasil, entre outros fatores, e aprofundaram queda ao longo de abril.

Um déficit de armazenagem no Brasil, agravado por lentas vendas de uma safra recorde de soja no país, acentuou o problema da falta de silos, comentou Molinari.

“Não existe espaço para deslanchar vendas de milho em maio. Somente vão encontrar folga na logística de porto a partir de setembro (após o escoamento de boa parte da safra de soja). A partir daí teremos que vender na exportação por pressão interna”, acrescentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar