Economia

Vendas em bares e restaurantes caem 1,6% em abril, mostra Índice Abrasel-Stone

29 maio 2025, 10:00 - atualizado em 29 maio 2025, 9:56
O setor de alimentação fora do lar registrou mais um mês de retração. As vendas em bares e restaurantes caíram 1,6% em abril. (Imagem: REUTERS/Bruno Kelly)

O setor de alimentação fora do lar registrou mais um mês de retração. As vendas em bares e restaurantes caíram 1,6% em abril, segundo o Índice Abrasel-Stone, divulgado nesta quarta-feira (29).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na comparação anual, o recuo foi de 1,7%, refletindo um ambiente de consumo ainda pressionado pela desaceleração econômica e pela perda de fôlego do mercado de trabalho.

Este é o segundo mês de queda em 2025. Em março, o setor havia avançado 3%, o que torna o comportamento atual mais volátil. Para os analistas, ainda não é possível identificar uma tendência clara para os próximos meses.

“Foi um mês atípico. O feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes puxou o movimento em cidades turísticas, mas esvaziou regiões corporativas”, disse Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

Além da sazonalidade, os preços nos cardápios também subiram. Segundo o relatório, muitos estabelecimentos aproveitaram abril para recompor margens após defasagens, o que pode ter impactado a demanda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O cientista de dados da Stone, Matheus Calvelli, reforça que o setor tem mostrado comportamento oscilante ao longo do ano. “A queda de abril vem após um mês forte. O Índice foi criado justamente para monitorar esse tipo de oscilação e apoiar decisões estratégicas dos empreendedores”, disse.

Apesar do recuo nacional, o desempenho foi desigual entre as regiões. Paraíba (+7,3%), Rio Grande do Norte (+6,4%) e Alagoas (+5,9%) puxaram as altas, impulsionadas por maior fluxo turístico. Já Tocantins (-5,9%), Roraima (-5,8%), Rio de Janeiro (-3,9%) e Minas Gerais (-3,8%) registraram os piores desempenhos do mês.

O índice, relançado em parceria entre a Stone e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), acompanha mensalmente o desempenho de estabelecimentos em 24 estados brasileiros, com base na estrutura de pagamentos da Stone.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar