Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Vendas em shopping centers crescem quase 4% em um ano, diz Abrasce

11/12/2018 - 15:07

Varejo

O monitoramento de mercado feito pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) apontou aumento de 3,7% no número de vendas em shopping centers durante o mês de outubro frente ao mesmo período de 2017. Na comparação ano a ano, o crescimento registrado de janeiro a outubro foi de 4,16%.

O segmento Artigos do lar, pelo segundo mês consecutivo, foi o que mais cresceu, registrando alta de 17,64% no penúltimo mês do ano. Perfumaria, com 9,01%, óticas, 6,44%, calçados, 5,52%, e telefonia, 4,85%, vêm logo em seguida.

Glauco Humai, presidente da Abrasce, acredita que os resultados poderiam ter sido ainda melhores. Mesmo com a alta e a visível melhora de diversos indicadores econômicos, como o varejo, o faturamento em outubro sofreu impacto por conta da instabilidade política decorrente das eleições. “O processo eleitoral influenciou diretamente o comportamento do consumidor no mês de outubro, tornando-o mais cauteloso”, explica Humai.

Ticket médio

O gasto médio nos shopping centers foi 37% maior do que no comércio de rua, de acordo com informações do Índice Cielo de Varejo em Shoppings Centers – ICVS ABRASCE. Enquanto o valor no comércio d rua foi de R$ 67,95 em outubro, o ticket médio nos shopping centers registrou R$ 92,90.

Para o presidente da Abrasce, tal fato vem das novas possibilidades oferecidas aos clientes. “Hoje, além das compras, [os shoppings] oferecem serviços e experiências gastronômicas e culturais. Tornaram-se ponto de encontro e de lazer das famílias”, declara Humai.

Com a ampliação das concessões de crédito e o aumento da confiança dos consumidores, assim como de postos de trabalho, espera-se para os próximos meses que as vendas cresçam ainda mais. O Natal, uma das datas mais agitadas para o mercado varejista, também deve trazer mais dinamismo para o comércio brasileiro no início de 2019.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Gustavo Kahil - 11/12/2018 - 15:07

Cotações Crypto
Pela Web