Internacional

Vendas no varejo alemão despencam em janeiro devido a lockdown

02 mar 2021, 8:59 - atualizado em 02 mar 2021, 8:59
Alemanha
O Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha informou que as vendas no varejo caíram 4,5% no mês em termos reais, após uma queda revisada para cima de 9,1% em dezembro (Imagem: REUTERS/Fabrizio Bensch)

As vendas no varejo alemão caíram mais do que o esperado em janeiro, com o lockdown provocado pela Covid-19 e a retirada de um corte temporário no imposto sobre vendas afetando os gastos dos consumidores na maior economia da Europa, mostraram dados nesta terça-feira.

O Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha informou que as vendas no varejo caíram 4,5% no mês em termos reais, após uma queda revisada para cima de 9,1% em dezembro. A leitura de janeiro foi pior do que a previsão da Reuters de queda de 0,3%.

“Esse declínio pode ser explicado pelo lockdown contínuo do coronavírus, que significou o fechamento de muitas lojas de varejo desde 16 de dezembro de 2020”, disse o Escritório.

O fim de um corte temporário de impostos sobre vendas também pode ter contribuído, visto que muitos consumidores fizeram compras caras antes do final de 2020 para economizar dinheiro.

reuters@moneytimes.com.br