Política

Verdes, da Alemanha, elegem Ricarda Lang, de 28 anos, como sua nova líder e buscam voto jovem

29 jan 2022, 19:26 - atualizado em 29 jan 2022, 19:26
Ricarda Lang, líder do Partido Verde da Alemanha
Novos tempos: Lang pretende eliminar “falsa contradição” entre justiça social e proteção ambiental (Imagem: Wikipedia/ Stefan Müller)

Os Verdes, partido da Alemanha, elegeram no sábado (29) sua líder mais jovem de todos os tempos, se apoiando em seu sucesso na eleição nacional do ano passado, que revelou sua popularidade entre jovens eleitores.

Ricarda Lang, uma deputada de 28 anos, vai liderar o partido com seu colega parlamentar e especialista em relações exteriores, Omid Nouripour. Eles substituem Annalena Baerbock e Robert Habeck, que lideravam o partido desde 2018, mas ambos assumiram cargos ministeriais no novo governo da Alemanha.

Os Verdes ficaram em terceiro lugar na eleição e são parceiros juniores em uma coalizão de três vias liderada pelo chanceler Olaf Scholz, do Partido Social-Democrata (SPD), e que inclui o Partido Liberal Democrático (FDP).

A eleição em setembro resultou no parlamento mais jovem e diversificado de todos os tempos. A proporção de mulheres aumentou em 4 pontos, para pouco menos de 35%, e os Verdes tiveram a maior paridade de gênero, com as mulheres representando quase 60% de seus parlamentares.

Seus líderes jovens e seu foco nas questões climáticas tornam os Verdes populares entre eleitores jovens urbanos e instruídos e mulheres.

Pesquisas de boca de urna mostram que os Verdes conquistaram 23% dos votos entre os eleitores de primeira viagem de 18 a 22 anos.

“Devemos refutar a falsa contradição entre proteção climática e justiça social”, disse Lang em seu discurso eleitoral. “Não estamos só prontos, estamos realmente prontos para isso.”

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.