BusinessTimes

Via negocia com múltiplos 4 vezes menores que o Magazine Luiza; vale a pena?

25 set 2021, 11:06 - atualizado em 27 set 2021, 13:49
Casas Bahia Via Varejo VVAR3
No ano, as ações da Via acumulam queda de quase 50% (Imagem: Reprodução/Casas Bahia/Facebook)

Via (VIIA3), dona da Casas Bahia, e Magazine Luiza (MGLU3) são as principais empresas do setor varejista listadas na Bolsa. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na última semana, ambas bateram 100 mil vendedores em seu marketplace. Apesar dos números robustos da Via, a Genial destaca que a companhia está negociando a múltiplos 4 vezes menores que o Magazine, mesmo possuindo relativamente o mesmo número de vendedores na plataforma.

“São em momentos de incertezas que surgem grandes oportunidades. Achamos exagerada a reação recente do mercado, ainda mais ao considerarmos tudo que a companhia tem a entregar”, afirma. 

No ano, as ações da Via acumulam queda de quase 50%.

Os analistas Rafael Rehder e Eduardo Nishio destacam que a empresa faz a lição de casa, ou seja, melhorou sua operação, ganhando marketshare e entregando resultados consistentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O desempenho inferior observado nas empresas do setor reflete mais o cenário macroeconômico do que qualquer fundamento específico delas”, afirma.

Eles também lembram que em um cenário de juros elevados, é normal observar uma queda no valor das ações devido ao aumento do retorno esperado pelo acionista.

“Quanto maior a taxa de juros, maior será o retorno esperado. Assim, os fluxos de caixa futuros serão descontados a uma taxa maior, reduzindo o valuation da companhia”, completa.

A Genial tem recomendação de compra para as ações da Via com preço-alvo de R$ 20, potencial de alta de 135%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Evolução anima

No começo do ano, então com 10 mil vendedores no marketplace, a empresa previa elevar este montante para 90 mil até o fim de 2021.

Com a evolução mais rápida do que a esperada, o número de produtos únicos à venda (SKUs) passou de 3 milhões para 33 milhões em setembro, informou a Via.

De acordo com o comunicado, entre os itens cujas vendas mais subiram ante setembro de 2020 estão bebidas (+567%), produtos automotivos (+378%), produtos para pets (+230%), itens de casa e construção (+130%) e (v) produtos de beleza e saúde (+120%).

A Via informou ainda que atualmente, 30 de suas lojas físicas funcionam como ponto de apoio de coleta para produtos vendidos por canais online e estima ampliar esse número para 100 lojas até o fim do ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É também setorista de setor financeiro. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É também setorista de setor financeiro. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar