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Via (VIIA3) termina 4T21 com queda de mais de 70% no lucro, a R$ 125 milhões

09 mar 2022, 18:36 - atualizado em 09 mar 2022, 19:10
Via Varejo
Sob base contábil, o lucro líquido da Via totalizou R$ 29 milhões no quarto trimestre de 2021 (Imagem: YouTube/Casas Bahia)

A Via (VIIA3) registrou lucro líquido operacional de R$ 125 milhões no quarto trimestre de 2021, queda de 73,4% em relação ao mesmo período de 2020, de acordo com o relatório divulgado nesta quarta-feira (9).

Segundo a companhia, houve efeito do incentivo de subvenção recorrente de R$ 88 milhões.

No acumulado do ano, quando o lucro atingiu R$ 538 milhões (+32,2% ano a ano), o montante do incentivo de subvenção totalizou R$ 491 milhões, dos quais R$ 203 milhões referem-se ao efeito de períodos anteriores a 2021.

O lucro líquido contábil atingiu R$ 29 milhões no trimestre. No acumulado, a varejista reportou prejuízo líquido contábil de R$ 297 milhões.

Nos últimos três meses do ano, a receita líquida caiu 14,2%, totalizando R$ 8,1 bilhões. O GMV (volume bruto de mercadorias) total bruto, que considera e-commerce e lojas físicas, registrou queda de 6,9% no comparativo anual, chegando a R$ 11,8 bilhões.

Porém, em 2021, a companhia registrou crescimento de quase 15% no GMV, a R$ 44,6 bilhões, impulsionado pelo marketplace. De acordo com a Via, o maior sortimento e a amplitude de categorias impulsionaram a alta de aproximadamente 100% no indicador do segmento, que totalizou aproximadamente R$ 6,4 bilhões.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado operacional ficou em R$ 734 milhões no quarto trimestre, alta de 6,7% na comparação ano a ano, com margem de 9%.

Em 2021, o indicador se expandiu 9,8%, a quase R$ 2,5 bilhões. De acordo com a Via, os ajustes não recorrentes relacionado à atualização dos processos trabalhistas na linha foi de R$ 93 milhões no trimestre e R$ 1,1 bilhão no ano.

O Ebitda ajustado contábil foi de R$ 641 milhões no trimestre e R$ 1,3 bilhão em 2021.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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