Lula e Trump devem se encontrar em breve, diz Vieira

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quinta-feira (16) que teve uma “conversa muito produtiva” com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio.
“Foi o início de um auspicioso processo de negociação. Falei sobre a necessidade de reversão das medidas adotadas pelo governo norte-americano”, disse o chanceler.
“Já estamos trabalhando com uma agenda de reuniões e manterei contato direto para monitorar os avanços e estabelecer prazos. Está mantido o objetivo de que os presidentes se reúnam, em data a ser definida pelas partes”.
Questionado se esse encontro poderia acontecer em 10 dias, durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia, não descartou. “Se a agenda de ambos coincidir”, disse, ressaltando que depende das conversas entre as equipes da Casa Branca e do Palácio do Planalto.
Vieira fez uma breve declaração à imprensa em Washington logo após uma reunião de cerca de uma hora com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e as equipes negociadoras dos dois países, na Casa Branca. O ministro descreveu a reunião como “ótima”.
Vieira e Rubio conversaram por telefone na semana passada, quando acertaram uma reunião presencial em Washington.
Trump anunciou recentemente uma tarifa de 50% sobre a exportação de vários produtos brasileiros aos EUA, citando entre os motivos o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi condenado a mais de 27 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
Ontem, o presidente Lula afirmou que na conversa por telefone que teve recentemente Trump “não pintou química, pintou uma indústria petroquímica”, referindo-se à fala do líder norte-americano durante discurso na Assembleia-Geral da ONU, quando Trump disse que teve uma química excelente com o brasileiro durante breve encontro entre ambos nos bastidores do evento.