Política

Viera e Rubio tiveram conversa privada de 20 minutos antes de reunião comercial aberta

17 out 2025, 4:52 - atualizado em 17 out 2025, 4:52
Mauro Vieira
Mauro Vieira lidera as negociações do Brasil com os EUA (Imagem: Reuters/Adriano Machado)

O esperado encontro entre representantes dos governos do Brasil e Estados Unidos, que aconteceu nesta quinta-feira (16), em Washington, foi divido em duas partes: uma privativa, entre ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio; e uma segunda parte com representantes de diversas áreas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A conversa a portas fechadas entre Viera e Rubio durou cerca de 20 minutos e aconteceu antes da reunião com toda a equipe de negociadores. O relacionamento entre eles é antigo, desde quando Vieira era embaixador nos EUA, e Rubio, senador republicano eleito pela Flórida, e membro da Comissão de Relações Exteriores.

Rubio é colocado com um dos principais nomes da ala ideológica de Trump e é a aposta de bolsonaristas para travar qualquer acordo entre Brasil e EUA que não contemplem ações políticas a favor de Jair Bolsonaro e contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

Já a segunda parte da reunião desta quinta-feira durou cerca de 45 minutos e incluiu diplomatas brasileiros que acompanharam Vieira a Washington, o representante comercial dos Estados Unidos (USTR), Jamieson Greer, e o subsecretário de Defesa, Michael Jensen. Informações dão conta que a reunião ampliada se ateve apenas a questões comerciais.

Ao final do encontro, Mauro Viera afirmou que o clima foi muito bom e que pediu a Rubio para rever medidas adotadas contra o Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Clima excelente de descontração e troca de ideias de uma forma muito clara, muito objetiva e muita disposição para traçar uma agenda bilateral de encontros para tratar de temas específicos de comércio”.

Mauro Viera também declarou que os dois governos irão trabalhar em uma agenda de reuniões para negociações comerciais nas próximas semanas, acrescentando que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump devem se encontrar “em breve”.

“Foi um princípio auspicioso de um processo negociador no qual trabalharemos para normalizar e abrir novos caminhos para as relações bilaterais”, disse o chanceler brasileiro em uma breve declaração à imprensa em Washington.

“Já estamos trabalhando na montagem de uma agenda de reuniões e manterei contatos diretos com o secretário Rubio nos próximos dias para monitorar o avanço e estabelecer prazos para novos encontros”, acrescentou Veira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esta é a primeira reunião de Vieira e Rubio depois do telefonema entre Lula e Trump na semana passada. A conversa, depois de um rápido encontro nas Nações Unidas, serviu para quebrar o congelamento das relações entre os dois países desde que Trump saiu em defesa de Bolsonaro e impôs tarifas de 50% a produtos brasileiros e sanções a ministros do STF e do próprio governo.

Com informações da Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
fernando.antunes.ext@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar