Educação Financeira

Você investe de um jeito “fast-food”?

05 dez 2021, 15:10 - atualizado em 05 dez 2021, 15:10
Carteira Salário Dinheiro Finanças Pessoais
“É melhor esperar e analisar as teses em fontes confiáveis, do que investir do dia para a noite”, diz especialista (Imagem: Unsplash/Emil Kalibradov)

Você já agiu por impulso no mercado financeiro? Se não, parabéns!

Mas muitos investidores têm seguido “cegamente” alguns influenciadores digitais, analistas certificados, ou não, que se “apegam” a algumas verdades que podem não se sustentar no longo prazo.

Este é o “efeito fast-food”, explica o escritor e consultor financeiro Gustavo Cerbasi, em um webinar sobre segurança nos investimentos, realizado na última quinta-feira (2), pela ANCORD (Associação Nacional das Corretoras de Valores).

Também participaram do evento especialistas da B3 e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

“Às vezes, a intenção parece boa, mas se torna uma armadilha. O ‘efeito fast-food’ ocorre quando as teses são simplistas, mas possuem técnicas de marketing digital eficientes. Os seguidores são engajados e apostam nas carteiras sugeridas que não se sustentam à longo prazo”, aponta Cerbasi.

Cerbasi ainda ressalta que, para escapar da influência gerada por este tipo de produtor de conteúdos digitais, é preciso optar pelo “curto caminho longo”.

Segundo o especialista, é melhor esperar e analisar as teses em fontes confiáveis, do que investir do dia para a noite. “A ansiedade deve ser evitada, os novos investidores devem estudar à fundo as oportunidades do presente para investir com segurança no futuro”, reforça o especialista.

Veja aqui o debate completo.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
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