Empresas

Voos de eVtol de controlada da Embraer custarão até US$ 100 por passageiro, diz executivo

03 maio 2023, 14:37 - atualizado em 03 maio 2023, 14:37
eVTOLs VX4
O primeiro voo operacional do eVtol da Eve, que pode acontecer no Brasil, está previsto para ocorrer entre 2026 e 2027 (Imagem: Reprodução/ Vertical Aerospace)

Os primeiros voos do veículo elétrico de pouso e decolagem verticais (eVtol) que está sendo desenvolvido por uma controlada da Embraer deverão custar entre 50 e 100 dólares por passageiro, disse o presidente-executivo do braço de inovação da fabricante brasileira de aeronaves, Daniel Moczydlower.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o executivo, o veículo que está sendo desenvolvido pela Eve, empresa do grupo da Embraer, tende a ser, no futuro, um veículo de mobilidade urbana usado por milhões de pessoas de classe média em todo mundo.

O primeiro voo operacional do eVtol da Eve, que pode acontecer no Brasil, está previsto para ocorrer entre 2026 e 2027. Em princípio, os voos devem acontecer em grandes cidades e metrópoles, onde a demanda por um serviço desse tipo tende a ser maior, afirmou.

No caso do modelo sendo desenvolvido pela Eve, os trajetos a serem atendidos serão de no máximo 15 minutos, tempo considerado suficiente, por exemplo, para um voo entre Campinas (SP) e São Paulo ou do aeroporto do Galeão até a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Os dois trechos são marcados por longos congestionamentos onde uma viagem de carro pode levar mais de uma hora contra 10 a 15 minutos em um eVtol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A meta para a entrada inicial que a gente tem olhado é chegar a 50 a 100 dólares, uma viagem. Isso para Brasil ainda é caro e estamos estudando maneiras após a entrada em operação de ganhar mais eficiência para poder reduzir mais”, disse Moczydlower, presidente da Embraer-X.

As estimativas da empresa indicam que grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro poderiam contar com 200 a 300 eVtols.

“O prefeito do Rio quer ser o primeiro e há muitas cidades no mundo querendo ser pioneiras”, afirmou o executivo. “Será um veículo para grandes cidades que sofrem com congestionamento; elas são as grandes demandantes”, acrescentou.

Os primeiros eVtol da Eve terão capacidade para um piloto e quatro passageiros, mas no futuro, provavelmente será possível que os voos ocorram sem piloto. Isso abriria espaço na aeronave para mais um ou dois passageiros, disse Moczydlower.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A carteira pelo eVtol da Eve já tem uma demanda potencial de 2.770 veículos, o equivalente a eventual receita de 8,3 bilhões de dólares, afirmou o executivo.

“Hoje não tem voo de Guarulhos para Viracopos; mas para um eVtol faria sentido. Ninguém usa voo dentro da cidade como rotina. É veículo para substituir helicóptero? Não. É para criar um mercado que hoje não existe”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.