BusinessTimes

Voos domésticos na Ásia puxam retomada do setor aéreo global

10 jul 2020, 11:15 - atualizado em 10 jul 2020, 11:15
Aviação
A China tem 378.434 voos marcados, embora a capacidade seja maior por lá (Imagem: REUTERS/Toru Hanai)

As viagens aéreas estão sendo lentamente retomadas no mundo inteiro, puxadas pelos voos domésticos. Países da região Ásia-Pacífico representam metade dos 20 principais mercados. As informações são da provedora de análises de dados de viagem Cirium.

Vietnã, Indonésia e Coreia do Sul foram os únicos países que registraram crescimento nas viagens aéreas domésticas em julho, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

China e EUA dominam em número de voos operados, revelou a Cirium em um relatório divulgado nesta sexta-feira.

Estão programados para este mês 413.538 voos domésticos nos EUA, ou 46% menos do que um ano atrás. A China tem 378.434 voos marcados, embora a capacidade seja maior por lá, de acordo com o relatório.

Os números “revelam um mercado frágil, mas que ressurge cautelosamente, à medida que o setor aéreo tenta se recuperar do pior colapso de sua história”, afirmou o diretor de desenvolvimento de mercado da Cirium, Alistair Rivers.

Terceiro maior mercado de viagens domésticas depois dos EUA e da China, a Índia mostra sinais de recuperação. O total de voos domésticos programados no país diminuiu apenas 4% em relação a julho de 2019.

As aeronaves estão sendo reativadas para atender à demanda. De acordo com a Cirium, 59% da frota global voltou a operar. No auge da crise do coronavírus, quase dois terços dos 26.300 jatos de passageiros do mundo estavam parados nos hangares.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.