(Imagem: 400tmax/Getty Images Signature)
Os índices de Wall Street iniciaram a semana com fortes ganhos com o mercado avaliando os possíveis impactos da intervenção dos Estados Unidos na Venezuela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira o fechamento dos índices nesta segunda-feira (5):
- Dow Jones: +1,23%, aos 48.977,18 pontos – no maior nível nominal histórico;
- S&P 500: +0,64%, aos 6.902,05 pontos;
- Nasdaq: +0,69%, aos 23.395,82 pontos.
O que movimentou Wall Street hoje?
As ações do setor de energia impulsionaram os ganhos dos índices de Wall Street, em meio a expectativas de que as empresas se beneficiem da reconstrução petrolífera da Venezuela.
Durante a madrugada do último sábado (3), os Estados Unidos atacaram a Venezuela e capturaram seu presidente, Nicolás Maduro, e esposa. A ação militar foi confirmada pelo presidente norte-americano Donald Trump, após meses de tensão entre os dois países sob acusações de tráfico de drogas e ilegitimidade no poder.
O chefe da Casa Branca afirmou que os EUA permanecerão na Venezuela por tempo indeterminado e “essencialmente comandar o país” até que uma transição política ocorra no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele também confirmou o interesse do país no petróleo venezuelano e afirmou que as companhias estão “preparadas para entrar no país e investir para restaurar a produção”. A Venezuela detém 17% das reservas mundiais do óleo bruto, as maiores do mundo, mas representa apenas cerca de 1% da produção mundial.
Em reação, as ações da Chevron, a única grande empresa dos EUA que atualmente opera nos campos de petróleo da Venezuela, subiram mais de 5% nesta segunda-feira. Os papéis da Exxon Mobil tiveram alta de cerca de 5%, sendo vista como a possível maior beneficiária.
As ações das refinarias Phillips 66, Marathon Petroleum, Valero Energy e PBF Energy também tiveram fortes ganhos.
Na avaliação de Rafael Passos, analista da Ajax Asset, um maior envolvimento dos Estados Unidos no setor petrolífero venezuelano pode levar à flexibilização gradual das sanções e elevar a produção do país. Segundo ele, a oferta poderia crescer cerca de 250 mil barris por dia no curto prazo e alcançar entre 1,3 milhão e 1,4 milhão de barris diários em até dois anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje, Maduro se declarou inocente das acusações de narcoterrorismo no tribunal federal de Nova York.
“Eu sou inocente. Não sou culpado. Sou um homem decente. Ainda sou presidente do meu país”, disse Maduro por meio de um intérprete, antes de ser interrompido pelo juiz distrital norte-americano Alvin Hellerstein.
A esposa de Maduro, Cília Flores, também se declarou inocente. A próxima data sobre o caso no tribunal foi marcada para 17 de março.
Na Venezuela, a vice-presidente Delcy Rodríguez assumiu o comando do país como presidente interina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE