Wall Street opera nas máximas com payroll mais forte do que o esperado; S&P 500 renova recorde intradia

Wall Street inicia o último pregão da semana em tom positivo e em níveis recordes após novos dados de emprego dos Estados Unidos.
Confira como abriram os índices de Wall Street:
- Dow Jones: +0,20%, aos 44.571,24 pontos;
- S&P 500: +0,39%, aos 6.251,79;
- Nasdaq: +0,61%, aos 20.518,40 pontos.
Ontem (2), os índices S&P 500 e Nasdaq terminaram o pregão nas máximas históricas.
Nesta quinta-feira (3), os índices encerram as negociações mais cedo, por volta de 14h (horário de Brasília). Os mercado permanecerão fechados amanhã (4) devido ao feriado do Dia da Independência.
O que impulsiona Wall Street hoje?
O tom positivo de Wall Street é sustentado por novos dados do mercado de trabalho. O payroll, que é o relatório oficial de empregos, apontou a criação de 147 mil vagas em junho, acima da expectativa de 110 mil posto de trabalho abertos no mês.
A taxa de desemprego desacelerou de 4,2% em maio para 4,1% em junho, abaixo das projeções de avanço para 4,3%.
“O payroll segue mostrando que, apesar dos receios, o mercado de trabalho americano registra certa resiliência, apesar de dados que sugerem uma desaceleração na economia americana. O dado reforça a postura de cautela e parcimônia do Fed na condução de política monetária, e parece reduzir a necessidade de cortes de juros no curto prazo”, avaliou o estrategista-chefe da Avenue, William Castro.
Após o dado, agentes financeiros reduziram as apostas de corte nos juros pelo Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) na próxima reunião do Comitê Federal do Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), que acontece no final deste mês. A probabilidade de redução caiu de 23,8% ontem para 4,7% hoje, segundo a ferramenta FedWatch, do CME Group.
Já as chances de manutenção dos juros na faixa de 4,25% a 4,50% ao ano subiu de 76,2% para 95,3% após o payroll.
Setembro, porém, permanece como o mês mais provável para início de cortes nos juros, sendo a aposta majoritária do mercado, com mais de 70% de chance de redução de 25 pontos-base.
O payroll foi divulgado um dia após o relatório ADP mostrar que o setor privado norte-americano perdeu 33.000 empregos em junho, sendo o primeiro declínio mensal desde março de 2023.
Os investidores também monitoram as negociações comerciais dos EUA com o países parceiros. Ontem (2), o presidente Donald Trump anunciou que chegou a um acordo comercial com o Vietnã.
A trégua temporária das tarifas recíprocas termina na próxima quarta-feira (9).
O cenário fiscal dos EUA tamém continua no radar. O pacote orçamentário de Trump, conhecido como “Beautiful Bill“, aprovado no Senado deve ser novamente votado na Câmara dos Representantes, ainda sem data para a apreciação. A medida acrescentará cerca de US$ 3,3 trilhões à dívida pública do país.