Mercados

Wall Street: S&P 500 e Dow Jones recuam após cenário desanimador para economia

13 maio 2020, 12:32 - atualizado em 13 maio 2020, 12:32
Mercados Wall Street NYSE
Fraqueza econômica abate ganhos em Wall Street (Imagem: Reuters/Lucas Jackson)

Os índices S&P 500 e Dow Jones caíam nesta quarta-feira, depois de o chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, alertar sobre um período prolongado de crescimento fraco e renda estagnada e também descartar especulações sobre taxas de juros negativas. O Nasdaq rondava estabilidade.

“Há um senso, um senso crescente, acho, de que a recuperação pode ocorrer mais lentamente do que gostaríamos”, disse Powell em um webcast, ao se comprometer a usar mais do poder do banco central, conforme necessário, para apoiar a economia do país, atingida pela pandemia.

Powell deixou claro, no entanto, que o Fed não empurrará as taxas de juros abaixo de zero –movimento no qual investidores vinham apostando cada vez mais.

“Aí está o presidente do Federal Reserve, que já jogou trilhões de dólares (na economia), apenas acentuando sua preocupação contínua: de que o desastre que todos tememos acontecerá, a menos que acordemos desse coma”, disse Kenny. Polcari, estrategista-chefe de mercado da Slatestone Wealth LLC em Jupiter, Flórida.

Medidas sem precedentes de estímulo monetário e fiscal, bem como esperanças de uma recuperação econômica, foram vitais para ajudar os três principais índices de ações dos EUA a subir cerca de 30% em relação às mínimas de março.

Jerome Powell
Há um senso, um senso crescente, acho, de que a recuperação pode ocorrer mais lentamente do que gostaríamos, avalia o presidente do Federal Reserve (Imagem: Reuters/Kevin Lamarque)

No entanto, o rali estancou nesta semana, conforme um aumento nos casos de Covid-19 na Alemanha, Coreia do Sul e China e o alerta de um especialista em saúde dos EUA geraram preocupações de uma segunda onda de infecções por coronavírus, à medida que os bloqueios são lentamente abandonados em vários países.

“É provável que a volatilidade persista porque há muita incerteza sobre como esse vírus se comporta”, disse Brian Levitt, estrategista de mercado global da Invesco.

Os setores de energia, financeiro e industrial registravam algumas das maiores perdas percentuais entre os 11 principais índices setoriais do S&P 500.

A força das ações de Amazon.com, Apple e Nvidia Corp apoiava o Nasdaq, índice no qual papéis do setor de tecnologia tem forte peso.

Às 12:30 (horário de Brasília), o índice Dow Jones caía 1,23%, a 23.472 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,6606%, a 2.851 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuava 0,2%, a 8.985 pontos.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.