Empresas

Warren Buffett deixa cargo de CEO da Berkshire Hathaway, mas diz que não irá parar: ‘não vou ficar em casa assistindo novelas’

15 maio 2025, 15:14 - atualizado em 15 maio 2025, 15:14
warren buffett berkshire-hathaway
(REUTERS/Scott Morgan)

Warren Buffett, investidor de 94 anos conhecido como “Oráculo de Omaha”, anunciou que deixará o cargo de CEO da Berkshire Hathaway no final deste ano, após uma gestão de 60 anos. O bilionário indicou Greg Abel para assumir as rédeas da empresa.

De acordo com Buffett, em entrevista ao Wall Street Journal, os efeitos físicos que começou a sentir com o avanço da idade o motivaram a tomar a decisão. O CEO explicou que a percepção do envelhecimento foi um processo gradual, que só se tornou evidente para ele quando já tinha mais de 90 anos.

  • VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? O Money Times entrevistou analista que está liberando uma carteira gratuita com 10 ações americanas para comprar agora. Clique aqui e acesse.

A perda de equilíbrio e dificuldades para lembrar nomes foram alguns dos sinais citados por Buffett. Apesar disso, o bilionário ressaltou que sua saúde está boa e que se sente bem para continuar trabalhando no escritório com as pessoas que gosta.

Além da idade, o CEO explicou que reconheceu a diferença no nível de energia e na capacidade de realizar tarefas em um dia de 10 horas entre ele e Greg Abel. De acordo com Buffett, seria “injusto” não dar a Abel a oportunidade de liderar, pois quanto mais anos ele passar no comando, melhor será para a Berkshire Hathaway.

Buffett não sairá completamente de Berkshire Hathaway

Apesar de deixar o cargo de CEO, Buffett ressaltou que continuará ativo na empresa. Sem prazo definitivo para se aposentar completamente, o bilionário atuará como presidente do conselho da Berkshire Hathaway.

“Não vou ficar em casa assistindo novelas”, afirmou. Ele fez questão de enfatizar que sua paixão pelo trabalho e pelos investimentos segue intacta e que seus interesses são os mesmos.

Além disso, Buffett ressaltou que sua experiência o mantém equilibrado e útil, especialmente em momentos de crise no mercado financeiro. Segundo ele, atualmente há menos dificuldade para tomar decisões em situações semelhantes às que enfrentou “há 20, 40 ou 60 anos”.

De acordo com o bilionário, uma de suas maiores qualidades é não se deixar levar pelo medo quando os preços caem. Para Buffett, essa é uma habilidade que “não é uma função da idade”.

O CEO expressou grande confiança em seu futuro sucessor, elogiando sua visão sólida e capacidade para gerir o imenso capital da companhia. Buffett afirmou que Greg terá “ótimas ideias sobre onde investir o dinheiro”.

Essa confiança foi sublinhada pela declaração de Buffett de que ele não tem “nenhuma intenção — zero — de vender uma única ação” de sua fortuna na Berkshire Hathaway, pois acredita que as perspectivas da empresa “serão melhores sob a gestão de Greg do que sob a minha”.

*Com informações do Daily Mail, CNBC e Exame

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Em quais ações investir neste mês?

Veja a carteira recomendada da Empiricus Research, BTG Pactual e outras corretoras e casas de análise do mercado

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar