Empresas

WeWork e outras empresas de espaços flexíveis avançam no Canadá

01 out 2019, 12:56 - atualizado em 01 out 2019, 12:56
WeWork enfrenta desafios em várias frentes, mas um novo relatório mostra que o modelo de coworking popularizado pela empresa está se expandindo no Canadá (Imagem: SeongJoon Cho/Bloomberg)

Espaços flexíveis para escritórios devem somar mais de 566 mil metros quadrados até dezembro, um aumento de cerca de 300% em relação a 2014, segundo um relatório da CBRE Canadá. Outros 120 mil metros quadrados estão em construção, com a maior parte em Toronto, Vancouver e Montreal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não víamos um novo tipo de inquilino de escritórios emergir com tanta velocidade e domínio desde o ‘boom’ das ponto.com”, disse o vice-presidente da CBRE Canadá, Paul Morassutti, em relatório divulgado na terça-feira.

“A ascensão de operadores de escritórios flexíveis reflete o ritmo em que o trabalho e o local de trabalho estão evoluindo em linha com as novas tecnologias, com a mudança demográfica e um impulso geral à inovação.”

Grandes empresas como a WeWork, oficialmente conhecida como We Co., e IWG lideram o processo, atendendo à demanda de empreendedores, pequenas empresas e outros negócios que procuram aluguéis flexíveis e projetos de escritórios que agradem aos millennials.

As taxas de vacância de escritórios no centro de Toronto caíram para um recorde de 2,3% no terceiro trimestre, o mercado mais aquecido da América do Norte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A CBRE monitora 10 operadores de espaço flexível, que representam 71% do mercado. A unidade Spaces da IWG é a maior, com 32% do mercado, seguida pela WeWork.

Acordos de peso nesse segmento incluem 16 mil metros quadrados alugados para a WeWork no novo empreendimento da BentallGreenOak, em Vancouver, e um contrato da Spaces, com 24 mil metros quadrados em dois endereços em Toronto.

Os escritórios flexíveis respondem por apenas 1,4% dos 44 milhões de metros quadrados de escritórios no Canadá, ficando atrás dos EUA, de acordo com a CBRE.

Embora a WeWork tenha se expandido rapidamente no Canadá, a empresa com sede em Nova York engavetou uma oferta pública inicial, o que alimenta rumores sobre sua capacidade de captar fundos para impulsionar o crescimento. Além disso, o CEO da empresa renunciou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Proprietários em Londres e Nova York estão entre os mais expostos a novos problemas na empresa de coworking, mas, no Canadá, os donos de imóveis estão menos preocupados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar