WhatsApp vai exibir anúncios e lançar canais por assinatura; mudanças começam ainda em 2025

O WhatsApp, até agora livre de publicidade direta, está prestes a mudar. A Meta (M1TA34) anunciou nesta segunda-feira (16) que o aplicativo começará a exibir anúncios e permitirá a criação de canais pagos por assinatura ainda em 2025.
As novidades fazem parte de uma estratégia para ampliar a monetização da plataforma, que tem hoje mais de 2 bilhões de usuários no mundo. A previsão é que os recursos sejam implementados globalmente a partir do segundo semestre.
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Segundo a Meta, os anúncios aparecerão exclusivamente na aba Status/Atualizações, que reúne publicações temporárias de usuários e canais. Essa área é acessada diariamente por cerca de 1,5 bilhão de pessoas, segundo dados da empresa.
A publicidade não afetará as conversas privadas. O WhatsApp afirma que a criptografia de ponta a ponta será mantida, e que não usará mensagens, chamadas ou listas de contatos para segmentação de anúncios.
A segmentação será baseada em dados como país, idioma do celular, canais seguidos e interações com anúncios. Se o usuário tiver a “Central de Contas da Meta” ativada, poderão ser usados também dados do Facebook e Instagram.
Ao tocar em um anúncio, o usuário será direcionado para uma conversa com o anunciante dentro do próprio aplicativo.
Canais por assinatura e impulsionamento pago
Além dos anúncios, o WhatsApp vai liberar a criação de canais pagos por assinatura. A funcionalidade permitirá que empresas e criadores cobrem pelo acesso a conteúdos exclusivos, em formato unidirecional, onde apenas os administradores podem publicar, e os seguidores interagem por meio de reações.
A Meta também lançará a opção de impulsionamento pago para canais. A empresa informou que o recurso já está em fase de testes com alguns administradores no Brasil. Com isso, será possível destacar canais na aba “Explorar”, embora a exibição continue sendo majoritariamente orgânica.
Durante coletiva de imprensa, Alice Newton-Rex, vice-presidente de Produto do WhatsApp, afirmou que o usuário não precisará ter o número da empresa salvo no telefone para visualizar conteúdos impulsionados.
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Vale lembrar que, desde que foi adquirido em 2014, o WhatsApp operava com foco em crescimento e retenção de usuários, com monetização concentrada no WhatsApp Business. Agora, com anúncios e canais pagos, o aplicativo passa a adotar o mesmo modelo já usado no Facebook e Instagram.
A Meta afirma que não compartilhará números de telefone com anunciantes e que apenas empresas aprovadas poderão anunciar no app.