Economia

Williams, do Fed, diz que autoridades não vão esperar tanto tempo para reduzir balanço

14 jan 2022, 16:06 - atualizado em 14 jan 2022, 16:06
John Williams
Ele destacou que o balanço patrimonial está muito maior do que era após a última crise financeira (Imagem: REUTERS/Carlo Allegri/Arquivo)

Conforme autoridades do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) removem o extraordinário apoio oferecido à economia durante a pandemia, o próximo passo será aumentar as taxas de juros e, em seguida, diminuir o tamanho do balanço do banco central, disse nesta sexta-feira o presidente do Fed de Nova York, John Williams.

Formuladores de política monetária provavelmente não esperarão tanto quanto antes para começar a reduzir os mais de 8 trilhões de dólares de sua carteira de títulos, afirmou Williams. Ele destacou que o balanço patrimonial está muito maior do que era após a última crise financeira.

“A situação é muito diferente em termos de onde a economia está e a direção que a economia está tomando”, disse Williams a repórteres.

O formulador de política monetária disse que faz sentido para o banco central remover a acomodação monetária neste ano depois de ver uma inflação elevada e uma melhora dramática no mercado de trabalho.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.