BusinessTimes

XP: Aprovado do jeito que está, projeto da Câmara queima 25% do lucro das farmácias

19 jul 2022, 12:23 - atualizado em 19 jul 2022, 12:45
Droga Raia farmácias
Aumento da base salarial dos farmacêuticos pode impactar negativamente o lucro das farmácias (Imagem: Facebook/Droga Raia)

A aprovação do projeto de lei pela Câmara dos Deputados, que visa aumentar a base salarial dos farmacêuticos para R$ 6,5 mil por mês, contra a média atual de R$ 3,5 mil por mês, pode ter um impacto negativo de 25% no Ebtida, que mede o resultado operacional, das farmácias, segundo estimativas da XP Investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso sem, no entanto, assumir que não haja repasse de preços aos consumidores, embora as empresas observem que seria necessário se o projeto de lei fosse aprovado.

“Se aprovado, estimamos que o projeto de lei possa ter um impacto negativo de 25% na média, no Ebtida das farmácias, além de acelerar a consolidação do setor. No entanto, vemos sua aprovação como improvável, dado que, segundo nossa equipe de análise política, o tema não parece ser uma prioridade do governo neste momento”, diz a XP em relatório.

Dessa forma, a XP recomenda compra para Panvel (PNVL3) e Pague Menos (PGMN3) e neutra para Raia Drogasil (RADL3) e d1000 (DMVF3).

Proposta que pode queimar lucro das farmácias

A PL 1.559/2021 foi aprovada na última quarta-feira (13) e deve ser discutida ainda nas comissões específicas da Câmara (constitucional, de trabalho e serviços públicos, etc.) e aguarda aprovação de senadores e do Presidente da República.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inicialmente, o projeto de lei era focado nos enfermeiros, mas os farmacêuticos foram incluídos.

A corretora também destaca que se o projeto de lei for aprovado, a medida aceleraria ainda mais a consolidação do setor, uma vez que concorrentes independentes menores, que representam uma média de 24% do mercado, dificilmente conseguiriam absorver o aumento.

Para a XP, aprovação é improvável

Segundo a equipe de análise política da XP, a aprovação completa do projeto é improvável e não é uma prioridade para o governo agora.

Além disso, o projeto de lei destina-se apenas ao setor privado, portanto, criaria possivelmente uma distorção entre os setores privado e público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Continuamos vendo as farmácias como um segmento resiliente em meio ao cenário macro desafiador”, finaliza o relatório.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar