Economia

XP reduz projeção do IPCA de 2025 e prevê inflação dentro do limite da meta

06 dez 2025, 17:39 - atualizado em 06 dez 2025, 17:39
inflação ipca-15
(Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

A XP Investimentos revisou para baixo sua projeção de inflação para 2025, de 4,5% para 4,3%, deviso à continuidade da desaceleração nos preços de alimentos e bens industrializados, afirma o economista Alexandre Maluf.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele afirma que a prévia dos preços (IPCA-15) de novembro mostrou “uma dinâmica benigna de preços no curto prazo”. Houve mais uma rodada de deflação, tanto em bens industrializados quanto em alimentos, tendência que reflete a trajetória dos índices de preços ao atacado (IPAs).

A média das medidas de núcleo – que excluem itens voláteis para mostrar o comportamento subjacente da inflação – caiu para 3,4% no mês, o menor patamar do ano.

  • SAIBA MAIS: O Money Times reuniu as recomendações de mais de 20 bancos e corretoras em um conteúdo gratuito e completo para você investir melhor; veja aqui.

“Como as coletas de preços seguem refletindo essa dinâmica favorável, reduzimos nossa projeção para o IPCA de 2025, de 4,5% para 4,3%.”

Para os bens industrializados, Maluf avalia que os preços devem continuar “bem-comportados”. Embora o IPA-FGV tenha deixado o terreno negativo, ele segue em níveis baixos, permitindo “antever um cenário de alta moderada para os preços de bens industrializados ao consumidor nos próximos meses”. A XP projeta inflação de 2,3% para o grupo em 2025 e 2,6% em 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso dos alimentos, o economista aponta para preços historicamente baixos em 2025. Ele cita que o índice CRB de alimentos no mercado internacional despencou 17% neste semestre até novembro, enquanto o clima favorável e a produtividade elevada vêm derrubando preços no curto prazo. Parte desse quadro deve permanecer no início de 2026, reforçado por quedas em itens como cacau e café.

Por outro lado, a XP projeta alta das proteínas no segundo semestre, puxada pela inversão do ciclo da pecuária, mas com impacto limitado devido à oferta elevada de frango e ovos.

Sobre serviços, Maluf observa que houve moderação recente, com destaque para a terceira queda consecutiva nos preços de seguros de veículos em novembro (-1,5%), principal responsável pela melhora da métrica subjacente. Ainda assim, os serviços intensivos em mão de obra seguem pressionados, como reflexo do mercado de trabalho ainda superaquecido.

Segundo ele, há espaço para “alguma moderação” no grupo de serviços, apoiada na queda das expectativas de inflação, mas ainda em níveis bem acima da meta de 3,0%. A XP estima inflação de serviços em 6,2% em 2025 e 5,3% em 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os itens monitorados, por sua vez, registram “poucas novidades”. A Aneel confirmou bandeira amarela para dezembro, e a XP mantém esse cenário para o fim de 2026 — embora um último trimestre mais chuvoso, caso o El Niño se confirme, possa levar ao acionamento da bandeira verde, com impacto de -0,1 ponto percentual no IPCA do ano. Para combustíveis, a instituição não espera reajustes em 2026.

Para 2026, a XP manteve sua projeção de inflação em 4,2% — “acima da meta, porém dentro do intervalo de tolerância”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
Linkedin
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar