Empresas

XP (XPBR31): Thiago Maffra e José Berenguer se tornarão detentores de direitos de voto na XP Control LLC

12 fev 2026, 19:30 - atualizado em 12 fev 2026, 19:30
Thiago Maffra
Thiago Maffra (Imagem: Divulgação)

A XP (XPBR31) informou nesta quinta-feira, 12, que, como parte de transição de liderança planejada, os executivos seniores Thiago Maffra e José Berenguer deverão se tornar detentores de direitos de voto na XP Control LLC (ControlCo). Após a conclusão, eles se juntarão à entidade controladora da XP, com Guilherme Dias Fernandes Benchimol, Fabricio Cunha de Almeida e Guilherme Sant’Anna.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em paralelo, Bruno Constantino Alexandre dos Santos, Bernardo Amaral Botelho e Gabriel Klas da Rocha Leal deixarão de ser sócios da ControlCo. O processo de saída envolve a aquisição pela controladora das participações acionárias com direito a voto por eles detidas, em troca de dinheiro e ações ordinárias Classe A da XP.

Com a operação, Constantino deixará imediatamente de ser sócio da ControlCo, enquanto Botelho e Klas permanecerão como sócios sem direito a voto. Os três permanecerão como membros do conselho de administração da XP.

Como resultado, a participação efetiva nas ações ordinárias Classe A detidas pela controladora, pressupondo a conversão de um número correspondente de ações ordinárias Classe B, diminuirá para 18%, de acordo com a XP. Ainda assim, a ControlCo continuará a deter pelo menos 69% do poder de voto da XP, e Guilherme Benchimol permanecerá como o principal cotista.

“A XP mantém a confiança de que essa evolução organizacional fortalecerá ainda mais sua governança, aumentará a estabilidade de sua estrutura de controle e apoiará a sustentabilidade de longo prazo da empresa, criando uma base sólida para a geração de valor para todas as partes interessadas”, afirma em comunicado enviado ao mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar