Eleições 2022

XP vê Sabesp (SBSP3), Cemig (CMIG4) e Banrisul (BRSR6) beneficiadas pelo 1º turno

03 out 2022, 9:21 - atualizado em 03 out 2022, 9:21
Tarcísio Gomes de Freitas
Papéis e setores que tendem a ser mais sensíveis às eleições são as estatais, setores domésticos como educação, imobiliário e varejistas, disse. (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Na Bolsa, ações ligadas às eleições estaduais podem ter bom desempenho por conta da eleição de candidatos da direita, disse a XP Investimentos nesta segunda-feira (2).

A corretora citou a Sabesp (SBSP3), com o forte resultado do candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) no 1º turno, e Cemig (CMIG4), com a reeleição do governador Romeu Zema (Novo). 

A XP também destacou, em relatório assinado por Jennie Li e equipe, o Banrisul (BRSR6), com o segundo turno entre Onyx Lorenzoni (PL) e o ex-governador Eduardo Leite (PSDB).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eleição apertada

Para a XP, o resultado da eleição presidencial foi muito mais apertado do que era esperado inicialmente. “Isso trará possivelmente acenos mais ao centro por parte dos dois candidatos, na tentativa de atrair o eleitor de centro e ainda indeciso”.

Para os preços de ativos brasileiros, a corretora avalia que o cenário possa ser recebido positivamente pelos investidores. “Além disso, as eleições do Congresso Nacional indicam uma força relevante dos partidos de centro e de direita”, destacou.

Para a corretora, a dinâmica indica que o próximo presidente, seja o ex-presidente Lula (PT) ou o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), “terá que seguir negociando com a Câmara e o Senado nas pautas mais importantes”.

Volatilidade

A XP ainda espera que as eleições possam elevar um pouco a volatilidade do mercado, “que segue em um patamar baixo em relação ao histórico durante períodos eleitorais”.

Os papéis e setores que tendem a ser mais sensíveis às eleições são as estatais, setores domésticos como educação, imobiliário e varejistas, disse.

“O cenário global e externo segue desafiador, o que pode também seguir pesando nos ativos brasileiros nas próximas semanas, durante o segundo turno”, destacou.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.