BusinessTimes

Yduqs (YDUQ3) tem prejuízo de R$ 84 mi no 4° tri e projeta investimentos de R$ 450 mi em 2023

15 mar 2023, 18:13 - atualizado em 15 mar 2023, 18:56
Yduqs
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da Yduqs foi de 256,6 milhões de reais no trimestre, alta de 26,9% ano a ano (Imagem: REUTERS/Andreas Gebert)

O grupo de educação Yduqs (YDUQ3) teve prejuízo líquido de 84,3 milhões de reais no quarto trimestre de 2022, após resultado negativo em 74,3 milhões de reais no mesmo período do ano anterior, impactado, entre outros pontos, pela piora na linha financeira, disse a empresa nesta quarta-feira.

Na base que desconsidera efeitos não recorrentes, como provisões de inadimplência, multas contratuais por imóveis, entre outros, a Yduqs mostrou prejuízo de 8,4 milhões de reais no trimestre, contra lucro de 2,3 milhões de reais um ano antes.

Analistas esperavam, em média, prejuízo de 29 milhões de reais entre outubro e o fim de dezembro, segundo dados da Refinitiv. Não estava imediatamente claro se as projeções e os dados eram comparáveis.

Paralelamente, a companhia publicou estimativa de investimentos para este ano de 450 milhões de reais, bem como projeção de crescimento de dois dígitos percentuais no Ebitda ajustado do primeiro trimestre de 2023 contra igual etapa do ano passado.

Investidores aguardam mais detalhes sobre potenciais modificações no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o que poderia impulsionar as ações de empresas de educação na bolsa.

No relatório de resultados desta quarta-feira, a Yduqs disse que suas operações “estão enxutas, prontas para capturar a alavancagem operacional que pode vir com novo impulso dado por uma retomada da oferta de financiamento”. No entanto, a empresa destacou que não depende disso e construiu “um negócio resiliente, eficiente e que irá crescer por suas próprias pernas”.

A empresa registrou no quarto trimestre lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 256,6 milhões de reais, alta de 26,9% ano a ano. Na base ajustada, ficou em 313,5 milhões de reais, crescimento de 18,8%. A estimativa para o Ebitda da empresa era de 288,8 milhões de reais, segundo a Refinitiv.

A margem Ebitda ajustada subiu de 24,6% para 28,5% em 12 meses.

A Yduqs viu sua receita líquida avançar 4,9%, para 1,1 bilhão de reais, nos últimos três meses de 2022, com alta nos segmentos de ensino digital e premium, que inclui Ibmec e cursos de medicina, enquanto o faturamento do segmento ensino presencial caiu.

Apesar do aumento de receita, a companhia registrou uma piora de 18,2% no resultado financeiro, a 177,6 milhões de reais, diante do aumento de juros de arrendamento e atualização financeira de contingências e de preço a pagar de aquisição.

As despesas também mostraram avanço, com alta de 11% nas despesas comerciais e crescimento de 6,5% nas despesas gerais e administrativas.

A base total de alunos da empresa ficou em 1,19 milhão, queda de 3,9% frente a 1,24 milhão um ano antes. A Yduqs espera fechar o ano com 8 mil a 8,2 mil alunos de graduação de medicina, após encerrar 2022 com 7,5 mil alunos.

(Atualizada às 18:56)

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar