Internacional

Yellen deve faltar a algumas sessões do G20 e encorajar maior pressão sobre Rússia

18 abr 2022, 15:47 - atualizado em 18 abr 2022, 15:47
Yellen
Yellen participará da abertura da sessão de finanças do G20 sobre o impacto econômico da guerra da Rússia na Ucrânia (Imagem: Flickr/Federal Reserve)

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, não comparecerá a algumas sessões do encontro entre autoridades financeiras do G20 nesta semana em protesto contra o ataque da Rússia à Ucrânia e demandará aos membros do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial que aumentem a pressão sobre Moscou, disseram autoridades seniores do Tesouro norte-americano nesta segunda-feira.

O Departamento do Tesouro se concentrará em reprimir aqueles que buscam evitar as amplas sanções impostas à Rússia durante a guerra e aqueles que facilitam esses esforços, disse um dos funcionários.

A decisão de Yellen de não participar de algumas sessões acompanhadas por autoridades russas ressalta a visão dos EUA de que a Rússia deveria ser excluída das instituições financeiras globais por causa de sua invasão, disse a autoridade.

O ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, pode participar virtualmente de pelo menos partes da reunião do G20, disse a autoridade, repetindo comentários recentes de Yellen de que não pode mais ser “uma situação normal” para a Rússia no G20 e em outras instituições internacionais.

Yellen participará da abertura da sessão de finanças do G20 sobre o impacto econômico da guerra da Rússia na Ucrânia, que inclui a previsão do FMI de uma contração de 35% na produção econômica ucraniana neste ano. Mesmo que as autoridades russas façam parte dessa sessão, a autoridade do Tesouro dos EUA disse que era importante para Yellen participar junto aos aliados norte-americanos em apoio a Kiev.

Washington e seus aliados prosseguirão as consultas sobre as sanções impostas à Rússia, incluindo o foco em impedir a evasão das sanções anteriormente impostas, disse uma autoridade.

A autoridade se recusou a discutir os próximos passos específicos, mas acrescentou que sanções adicionais, incluindo medidas visando as indústrias russas, buscariam restringir ainda mais a economia russa e a capacidade de projetar poder.

Yellen convocará um painel de alto nível na terça-feira para discutir a resposta global a uma crise de segurança alimentar exacerbada pela invasão da Rússia, disse o Departamento do Tesouro.

Moscou chama o ataque à Ucrânia de “operação militar especial”.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.