Yellen pressiona Congresso para elevar teto da dívida dos EUA

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, reiterou na segunda-feira seu apelo ao Congresso para que aumente o limite da dívida norte-americana por meio de ação bipartidária, à medida que o governo federal se aproxima de esgotar sua capacidade de endividamento.
A medida não aumentaria os gastos do governo nem aprovaria gastos futuros, disse ela em um comunicado, acrescentando: “Simplesmente permite que o Tesouro pague pelos gastos previamente promulgados. O não cumprimento dessas obrigações causaria danos irreparáveis à economia dos EUA e ao sustento de todos os norte-americanos. ”
A projeção é de que os Estados Unidos vão exaurir sua autoridade de empréstimo em outubro e não aprovação de um aumento no limite da dívida –agora em 28,5 trilhões de dólares– pode provocar nova paralisação do governo federam ou default da dívida.
Última atualização por Rafael Borges - 09/08/2021 - 9:17