Geração Z

YouTube é a principal fonte de informação sobre investimentos entre jovens

21 jun 2022, 16:21 - atualizado em 21 jun 2022, 16:21
geração z youtube
Influenciadores digitais têm o duplo de popularidade entre Geração Z (Imagem: Unsplash/Devin Avery)

O YouTube é a principal fonte de informação sobre investimentos entre os jovens de 16 a 25 anos — também conhecidos como Geração Z —, segundo uma pesquisa da Anbima.

Segundo o levantamento, 59% dos jovens utilizam a plataforma para pesquisar sobre produtos financeiros. Do mesmo modo, 52% do grupo também usam o Instagram para o mesmo fim.

Na população em geral, as porcentagens são consideravelmente menores. Apenas 25% das pessoas usam o Instagram para se informar sobre investimentos e 37% utilizam o YouTube.

Outra característica da Geração Z é a confiança em influenciadores digitais, com 12% dos jovens considerando os criadores de conteúdo como fonte de informação sobre investimentos. A porcentagem é o dobro da população em geral (6%).

Mídia População total Geração Z (16-25 anos) Millenials (26-40 anos) Geração X (41-60 anos) Boomers (61-75 anos) 76+ anos
Youtube 37% 59% 47% 27% 16%
Televisão 34% 27% 26% 39% 46% 51%
Instagram 25% 52% 30% 15% 5%
Portal/site 24% 32% 30% 20% 8%
Whatsapp 22% 22% 27% 20% 17% 21%
Revistas/jornais 20% 21% 21% 19% 19%
Facebook 18% 17% 20% 19% 15%
E-mail 13% 12% 18% 10% 7% 6%
Rádio 11% 6% 11% 11% 20% 15%

Para Marcelo Billi, superintendente de Comunicação, Certificação e Educação de Investidores da Anbima, a pesquisa revela uma mudança de comportamento clara entre as gerações.

“Os dados sobre o acesso a canais digitais da Geração Z mostram realmente um ponto de inflexão, com um número muito mais significativo do que as demais gerações aderindo aos canais digitais para buscar informações, decidir como e onde aplicar e implementar essa decisão”, afirma o executivo.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.