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Varejo: 1T24 foi quente, mas o La Niña deve esfriar o 2T24; veja o que dizem os analistas sobre o setor

30 abr 2024, 14:58 - atualizado em 30 abr 2024, 14:58
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No varejo, o segmento de vestuário sofre impactos climáticos, quentes, no 1T24 (Imagem: DAPA Images/Canva)

Apesar da temporada de resultados do primeiro trimestre de 2024 (1T24) já ter começado na última semana, as organizações varejistas do segmento de vestuário, começam a divulgar seus balanços a partir desta semana.

A Arezzo Co. (ARZZ3), por exemplo, inicia o calendário e divulga os seus dados operacionais na quinta-feira (2), após o feriado de Dia do Trabalho na quarta-feira, 1º de maio.

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Em relatório da XP Investimentos, assinado por Danniela Eiger, Gustavo Senday e Laryssa Sumer, foi apontando que a dinâmica do clima e das temperaturas são o destaque da análise, uma vez que assumiram um papel central no desempenho das varejistas de vestuário.

Varejo: 1T24 foi quente, mas o La Niña deve esfriar o 2T24

Com abril sendo um mês quente, os analistas estimam um outono ainda mais abafado pela frente. Isso porque, enquanto a MetSul prevê uma onda de calor nas regiões Sudeste e Centro-Oeste nas próximas semanas, o INMENT (Instituto Nacional de Meteorologia) espera que as temperaturas permaneçam mais quentes ao longo do outono.

“Olhando para as últimas previsões do ENSO da Colômbia, a probabilidade do La Niña no 2º trimestre vem diminuindo, com os dados mais recentes apontando para 32% (vs. 60% em março), o que também corrobora o risco de uma estação fria potencialmente mais amena à frente”, apontam.

Passando o tópico para o desempenho e layout das varejistas, as coleções outono/inverno já estão dominando as prateleiras, além do visual merchandising. Segundo os analistas, as principais percepções para o setor acoplam três questões:

  • O abril mais quente está de fato desestimulando as vendas das coleções de inverno;
  • Um maio/junho mais frio é fundamental para atingir as metas de vendas dos vendedores;
  • Casacos mais grossos/itens de inverno são menos populares entre os consumidores, devido aos seus preços mais altos e ao clima mais ameno do Brasil.

“Na nossa visão, as tendências e previsões meteorológicas recentes levantam uma bandeira amarela para os resultados do 2º trimestre, uma vez que podem apontar para uma estação fria mais amena à frente”, ponderam.

O Dia das Mães e o Dia dos Namorados, datas comemorativas de maio e junho, respectivamente, serão determinantes fundamentais para o desempenho do trimestre. “Portanto, continuaremos monitorando esse tema de perto para entender se o clima voltará a ser um inimigo dos resultados das varejistas de vestuário”, finalizam.

Calendário de resultados do 1T24: Varejistas de Moda

Ticker Companhia Setor Data Horário de divulgação
Arezzo Co. ARZZ3 Varejo 02/05/24 Após o fechamento
Vivara VIVA3 Varejo 06/05/24 Horário a confirmar
Vulcabras VULC3 Varejo 07/05/24 Após o fechamento
C&A Modas CEAB3 Varejo 08/05/24 Após o fechamento
Lojas Renner LREN3 Varejo 08/05/24 Após o fechamento
Grupo Soma SOMA3 Varejo 08/05/24 Após o fechamento
Alpargatas ALPA4 Varejo 09/05/24 Após o fechamento
Grendene GRND3 Varejo 09/05/24 Após o fechamento
Enjoei ENJU3 Varejo 13/05/24 Após o fechamento
Grupo SBF SBFG3 Varejo 13/05/24 Após o fechamento
Track Field TFCO4 Varejo 13/05/24 Após o fechamento

Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
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