BusinessTimes

11.11: Dia dos solteiros e oportunidades para flertar com varejo; entenda a data

11 nov 2022, 13:30 - atualizado em 11 nov 2022, 13:30
AliExpress
11.11 marca o Dia dos Solteiros e data do varejo chinês (Imagem: Shutterstock/Sergei Elagin)

O 11.11 representa o Dia dos Solteiros na China, isso porque a data marca vários números “um” em sequência, sendo que o 1 representa uma pessoa sozinha. Além disso, é o dia mais importante do varejo para o AliExpress, braço da gigante chinesa, Alibaba.

A companhia anunciou que neste dia, ofertas de até 90% podem ser aproveitadas pelos consumidores.

A dinâmica do 11.11 do AliExpress é semelhante à Black Friday que irá ocorrer oficialmente no dia 25 de novembro, com condições especiais de compra.

Em sua última edição, o evento movimentou U$ 84,5 bilhões, rendendo um aumento de 72% no número de usuários e crescimento de 600% dos vendedores locais. A expectativa da companhia para este ano é de que estes números sejam superados.

A estratégia do live commerce

O live commerce é uma das principais estratégias adotadas pelo AliExpress no varejo. Em coletiva com jornalistas, Briza Bueno, diretora da companhia, 20% do e-commerce total na China vem de live commerce. Por isso, a companhia enxerga uma grande oportunidade para trazer esta estratégia ao Brasil.

Segundo Briza, ainda é um momento de aprendizagem para fazer a estratégia evoluir, compreendendo qual a linguagem para utilizar e o que atrai o público brasileiro.

As sessões de live commerce serão realizadas pelo aplicativo do AliExpress, onde os consumidores poderão acompanhar dezenas de transmissões ao vivo, em português, feitas por vendedores brasileiros e por lojas internacionais.

“Desde sua criação, o festival passou por várias transformações e a introdução de múltiplas camadas de inovação perseguem a missão da companhia de oferecer tecnologias para que mais pessoas em todo o mundo possam criar negócios digitais e mais consumidores tenham acesso à variedade de itens e preços para tomar melhores decisões”, afirma Briza.

Americanas também está na jogada

Em linha com a tendência, a Americanas divulgou que também realizará uma ação ao vivo, chamada o “Show da Black Friday”, em que os espectadores poderão aproveitar muitas ofertas antecipadas de Black Friday e cupons exclusivos.

A ação terá duas horas de duração, conduzida por influenciadores digitais. Segundo a companhia, os influenciadores  convidados possuem mais de 178 milhões de seguidores em suas redes sociais.  A live será transmitida a partir das 19h no YouTube da Americanas.

“A transmissão pelo YouTube possibilita a conexão entre espectadores, marcas e criadores, promovendo interação para que os usuários possam acompanhar as promoções e tirar dúvidas que são respondidas durante a live, motivando a compra. A ferramenta de live commerce da plataforma facilita a compra dos produtos apresentados na live sem interromper a experiência de visualização, no melhor estilo de shoptainment”, diz a empresa.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.