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Os planos do AliExpress, braço da gigante chinesa Alibaba, para bater a Black Friday no Brasil

27 out 2022, 16:45 - atualizado em 27 out 2022, 16:45
AliExpress
AliExpress amplia o período do 11.11, festival de compras do comércio eletrônico (Imagem: Shutterstock/Sergei Elagin)

O AliExpress, braço de marketplace do grupo Alibaba, anunciou que o evento 11.11, a mais importante data de vendas para a empresa, terá início no dia 1º de novembro, totalizando onze dias de ofertas com até 90% de desconto.

Em coletiva com jornalistas, a empresa compartilhou os planos, inovações e estratégias para a data, que ocorre no mesmo mês em que a Black Friday.

“Vão ser 11 dias ininterruptos de ofertas. Vai ser a primeira vez na história do 11.11 que ele vai começar no dia 1º de novembro, então essa é uma grande mudança, vamos estar muito fortes durante esses 11 dias, com descontos de até 90%, um dos maiores descontos feitos na história do AliExpress”, diz Briza Bueno, diretora da companhia.

Em sua última edição, o evento movimentou U$ 84,5 bilhões, rendendo um aumento de 72% no número de usuários e crescimento de 600% dos vendedores locais.

O 11.11 – Dia dos Solteiros

O evento funciona em uma dinâmica semelhante à da Black Friday, reunindo ofertas especiais dentro da plataforma durante o período de duração.

Começou no Alibaba em 2009, como uma comemoração do Dia dos Solteiros, celebrado em 11 de novembro. A data marca vários números “um” em sequência, sendo que o 1 representa uma pessoa sozinha.

Até este ano, eram apenas três dias de evento. Contudo, conforme divulgado em coletiva com jornalistas, neste ano serão 11 dias, com o intuito de expandir a oportunidade de compra do consumidor.

Em 2021, o evento movimentou U$ 139 bilhões em vendas na China, sendo que só a Alibaba vendeu R$ 84,5 bilhões.

Nos EUA, a Black Friday movimentou R$ 61 bilhões. Dessa forma, o evento é 9 vezes maior que  a data de vendas norte-americana.

Live Commerce

Segundo Bueno, 20% do e-commerce total na China vem de live commerce. Por isso, a companhia enxerga uma grande oportunidade para trazer esta estratégia ao Brasil.

Dessa forma, serão realizados eventos ao vivo de compras, não só pelas marcas presentes no AliExpress, mas também pela própria empresa.

Segundo Briza, ainda é um momento de aprendizagem para fazer a estratégia evoluir, compreendendo qual a linguagem para utilizar e o que atrai o público brasileiro.

As sessões de live commerce serão realizadas pelo aplicativo do AliExpress, onde os consumidoreos poderão acompanhar dezenas de transmissões ao vivo, em português, feitas por vendedores brasileiros e por lojas internacionais.

“Desde sua criação, o festival passou por várias transformações e a introdução de múltiplas camadas de inovação perseguem a missão da companhia de oferecer tecnologias para que mais pessoas em todo o mundo possam criar negócios digitais e mais consumidores tenham acesso à variedade de itens e preços para tomar melhores decisões”, afirma Briza.

Outra aposta é o social commerce, por meio da ferramenta “Pechincha”, em que o consumidor ganha desconto ao conquistar engajamento ao divulgar uma oferta.

Brasil está no top 5 mercados do AliExpress

A diretora da companhia destaca que o Brasil está no top 5 mercados do AliExpress, sendo que o marketplace está presente em mais de 200 países.

Para o festival de compras, a empresa, que conta com 8 voos ocorrendo por semana, investiu em 4 voos extra para atender a demanda e questões logísticas.

A empresa aponta que o investimento vai garantir que, desde o momento do pedido online até a chegada de itens internacionais no Brasil, se transcorram, no máximo, 7 dias.

Os descontos vão chegar até 90%, além de descontos progressivos, em que o consumidor ganha R$ 15 a cada R$ 150 em compras.

Ações de marketing

Para esta edição do 11.11, as ações de marketing incluem presença no reality show “A Fazenda”, além de forte investimento em influenciadores digitais presentes no TikTok.

Além disso, criadores de conteúdo independentes podem também promover ofertas do 11.11 em seus canais e plataformas digitais e receber comissões sobre vendas.

Para isto, basta se cadastrar no “programa de afiliados” do AliExpress, que, segundo a companhia, paga comissões maiores durante o período do festival.

A partir do sábado, 29 de outubro, será possível coletar cupons de desconto para uso durante o festival, que começa oficialmente às 4 da manhã do dia 1 de novembro.

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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