Alimentos

Índice Big Mac inspira Índia a medir custos de prato típico

02 fev 2020, 12:15 - atualizado em 31 jan 2020, 10:06
comida-india
A pesquisa, que fornece um cenário do estado da economia, dedicou um capítulo ao ‘Thalinomics’ – a ciência econômica de um prato de comida na Índia e equivalente ao Índice Big Mac, da The Economist (Imagem: Unsplash/@pillepriske)

O custo de um prato típico indiano subiu nos últimos meses em meio ao aumento dos preços de verduras e legumes.

É o primeiro aumento de preços desde 2016 do ‘thali’, uma bandeja que pode incluir pão, arroz e diversos acompanhamentos servida em restaurantes da Índia, disse Krishnamurthy Subramanian, principal assessor econômico do governo, no relatório Pesquisa Econômica.

A pesquisa, que fornece um cenário do estado da economia, dedicou um capítulo ao ‘Thalinomics’ – a ciência econômica de um prato de comida na Índia e equivalente ao Índice Big Mac, da The Economist.

Embora não tenha fornecido detalhes específicos sobre a alta dos custos no ano passado, o ‘Thalinomics‘ constatou que, entre 2016 e 2018, os preços desaceleraram.

Uma família típica conseguiu economizar 10.887 rupias (US$ 153 dólares), em média, por ano devido à desaceleração dos preços de uma bandeja vegetariana e cerca de 11.787 rupias para dois ‘thalis’ não vegetarianos.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.