ImóvelTimes

2023 não acaba em dezembro: O futuro brilhante e otimista do mercado de imóveis

19 dez 2023, 17:40 - atualizado em 19 dez 2023, 17:40
imóveis setor imobiliário coluna ublink
Colunista lista os desafios de 2023 para o mercado de imóveis, mas ressalta otimismo com o próximo ano (Foto: Flávya Pereira/Money Times)

Você também sentiu que 2023 passou voando? Pois bem, dezembro já está aqui, mas para o mercado de imóveis, o ano está longe de acabar.

Vamos embarcar em uma retrospectiva divertida e um olhar aguçado para o que nos aguarda em 2024.

2023: Uma montanha-russa imobiliária

Primeiro, um brinde ao setor imobiliário! Não foi fácil lidar com a turbulência política e os desafios econômicos. Mas quem disse que seríamos meros espectadores?

Os incorporadores de São Paulo, sempre com um pé no futuro, nos mostraram como navegar em águas turbulentas, apostando em imóveis de luxo e econômicos.

Diante disso, um sucesso, até agora. Contudo, cuidado com a saturação porque já estamos vendo sinais dela na mesa de negociações.

Por falar em sinais, alguém mais notou que os corretores de imóveis estão se tornando as novas celebridades das redes sociais? Parece que 2023 foi o ano do “Instagram para corretores de imóveis”.

  • ‘Queridinha’ dos investidores, BB Seguridade (BBSE3) perde seu posto para a Caixa Seguridade (CXSE3). Analista da Empiricus Research explica por que fazer essa troca na carteira no Giro do Mercado desta terça-feira (19). Clique aqui e acompanhe a análise! 

Otimismo no horizonte: clientes e mercado

Agora, vamos falar de otimismo. Sim, você leu certo. Conversando com clientes, a palavra que mais ouvi foi “otimismo”.

Pode parecer surpreendente, dada a volatilidade do mercado, mas é que estamos ficando bons nessa coisa de enfrentar desafios.

Os clientes estão reconhecendo as dificuldades, mas veem isso como apenas mais uma aventura no emocionante mundo imobiliário.

2024: O que está por vir no mercado de imóveis?

Sendo assim, o que esperar de 2024? Bom, se este ano nos ensinou algo é esperar o inesperado.

Porém, uma coisa é certa: a tendência de crescimento do mercado imobiliário, impulsionada pelo otimismo e pelas estratégias inovadoras dos profissionais do setor, parece estar só começando.

Para concluir, querido leitor, sentar para escrever sobre 2023 me fez perceber que talvez não devamos pensar tanto no seu fim.

Afinal, estamos vivendo mais um capítulo emocionante de um dos mercados imobiliários mais dinâmicos do mundo. Então, coloquem os cintos, 2024 promete ser uma viagem e tanto.

*Rogério Santos é um dos fundadores da UBlink

Graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com pós-graduação em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Possui mais de 30 anos de experiência no mercado imobiliário. Foi responsável pela implementação e gestão de todo Marketing na Cyrela por onde esteve por 8 anos, foi diretor de Marketing na Tecnisa e participou da fundação da Abyara como diretor de Marketing e posteriormente assumindo a Vice-presidência. Criou o conceito de Outlet imobiliário em 2011 com a RealtON e foi um dos fundadores da KeyCash, e-buyer company. Atualmente é sócio diretor da UBlink Tecnologia S.A.
Graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com pós-graduação em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Possui mais de 30 anos de experiência no mercado imobiliário. Foi responsável pela implementação e gestão de todo Marketing na Cyrela por onde esteve por 8 anos, foi diretor de Marketing na Tecnisa e participou da fundação da Abyara como diretor de Marketing e posteriormente assumindo a Vice-presidência. Criou o conceito de Outlet imobiliário em 2011 com a RealtON e foi um dos fundadores da KeyCash, e-buyer company. Atualmente é sócio diretor da UBlink Tecnologia S.A.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.