Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

3 ações do setor elétrico à prova de crise hídrica (e 5 papéis para pular fora)

25/05/2021 - 16:56
No limite: reservatórios iniciam período seco em níveis baixos (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O Inter Research, braço de análises do Banco Inter (BIDI11), enxerga poucas chances de o Brasil enfrentar racionamento de energia neste ano, apesar das chuvas abaixo da média levarem o país a entrar no período de estiagem com o nível dos reservatórios menor que em anos anteriores.

“Acreditamos que a probabilidade de racionamento ao longo deste ano é baixa, e bem menor em 2022, exceto em um caso de seca extrema”, afirmam Rafael Winalda e Daniel Arruda, que assinam a análise do Inter.

O risco de racionamento é mitigado, por ora, pelas termelétricas. Atualmente, essas usinas têm capacidade instalada para gerar 38 gigawatts de energia. “Vemos espaço para elevação de sua utilização ao longo do ano, devido ao cenário mais desafiador”, afirma o banco.

Como se sabe, a geração de energia termelétrica é mais cara que a hidrelétrica, e os brasileiros pagarão por isso. Os analistas estimam que a conta de luz passe o resto do ano na bandeira vermelha, a faixa com as maiores tarifas para consumidores residenciais, comerciais e industriais.

Oportunidades

Assim, para quem quiser apostar em ações do setor, o Inter recomenda cautela com empresas muito expostas à energia hidrelétrica. “Entendemos que o quadro segue delicado, o que certamente influenciará no volume de geração, que por sua vez pode impactar na geração de caixa”, dizem os analistas.

As melhores oportunidades de ganho, segundo o banco, estão nas distribuidoras de eletricidade. “O volume de energia consumido nos segmentos residenciais e industriais deve continuar com bom crescimento”, explica. “. Além do mais, na medida que o processo de vacinação avançar, o segmento comercial pode ser outro motor a influenciar o consumo de energia impactando positivamente as distribuidoras.”

Veja as recomendações do Inter para oito ações do setor elétrico.

Recomendação Empresa Código Preço-alvo (R$) Potencial de alta/queda (%)*
Compra Alupar ALUP11 30 8,5
Compra Energias do Brasil ENBR3 22 16,2
Compra Omega OMGE3 47 24,1
Neutra AES Brasil AESB3 16 8,1
Neutra Engie EGIE3 49 19,7
Neutra Equatorial EQTL3 24 -6,9
Neutra Taesa TAEE11 38 -5
Neutra Transmissão Paulista TRPL4 27 0,2
*com base na cotação de fechamento de 24 de maio

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Márcio Juliboni - 25/05/2021 - 16:56

Cotações Crypto
Pela Web