Tecnologia

5G: Conta do celular deve ficar mais cara? Saiba o que dizem as operadoras

08 jul 2022, 13:00 - atualizado em 08 jul 2022, 13:59
Criptomoedas
(Imagem: Unsplash/Árpád Czapp)

Com a chegada do 5G no Brasil, surgiu também a dúvida que preocupa o bolso dos brasileiros: a conta do celular deve ficar mais cara?

Isso porque a rede 5G é mais cara do que a anterior, a 4G, e também até cem vezes mais rápida do que sua antecessora. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que o uso da faixa de radiofrequências será de 3.300 MHz a 3.700 MHz.

Até o momento, a nova tecnologia está disponível em Brasília. Em breve, as próximas capitais brasileiras a receberem o sinal são Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo e João Pessoa — ainda sem data definida.

Segundo a Tim (TIMS3), o novo pacote com 5G será gratuito nos primeiros doze meses após o seu lançamento para quem aderir à novidade em até três meses após o seu lançamento.

Após o período, o plano custará R$ 20 mensais, sem necessidade de trocar o chip. Em nota, a operadora afirmou que “a oferta está disponível inicialmente em Brasília e o usuário pode ativá-la em todos os canais de atendimento da operadora, incluindo lojas, app MEU TIM e central de atendimento”.

Vale lembrar que, para acessar a rede 5G, é preciso ter um celular que seja compatível com a tecnologia — como os smartphones da Apple (AAPLAAPL34), o iPhone SE e também os da linhas 12 e 13.

Outros celulares que são compatíveis com o 5G são o Galaxy S22, o Galaxy Note 20 5G, da Samsung, o Motorola Edge, o Xiaomi Redmi Note 11 pro 5G e o Zenfone 7.

Para saber se o seu smartphone é compatível com a tecnologia, basta olhar se, na ficha técnica do aparelho, estão os termos “5G SA” ou “Sub-6”. E não é possível atualizar um aparelho sem compatibilidade com a rede.

Já a Vivo (VIVT3) afirma em seu site que “todos os planos da operadora têm acesso à rede 5G e você não precisa trocar de plano para isso”. O uso da nova rede não terá cobrança adicional.

Siga o Money Times no LinkedIn!
Fique bem informado, poste e interaja com o MoneyTimes no LinkedIn. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Editora
Jornalista formada pela Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM) e editora do Money Times, já passou por redações como Exame, CNN Brasil Business, VOCÊ S/A e VOCÊ RH. Já trabalhou como social media e homeira e cobriu temas como tecnologia, ciência, negócios, finanças e mercados, atuando tanto na mídia digital quanto na impressa.
Linkedin
Jornalista formada pela Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM) e editora do Money Times, já passou por redações como Exame, CNN Brasil Business, VOCÊ S/A e VOCÊ RH. Já trabalhou como social media e homeira e cobriu temas como tecnologia, ciência, negócios, finanças e mercados, atuando tanto na mídia digital quanto na impressa.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.