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8 de Março: 5 campanhas que mudaram a forma de retratar as mulheres

08 mar 2022, 18:20 - atualizado em 08 mar 2022, 18:20
Campanhas de marcas ao longo dos anos mudaram a representação da mulher (Imagem: REUTERS/Pedro Nunes)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estimou em seu último relatório global sobre igualdade de gênero que o mundo ainda está consideravelmente distante de uma realidade em que homens e mulheres serão vistos como iguais.

A estimativa hoje é que este cenário seja alcançado só daqui 135 anos. Em um mundo onde a desigualdade ainda é regra, é natural que alguns estereótipos relacionados à mulher sigam sendo reproduzidos socialmente.

Isso foi, ao longo dos anos, também repetido pelas marcas, sobretudo na forma como faziam as suas propagandas.

Exemplos clássicos, por exemplo, são as propagandas de cerveja, que historicamente focaram suas peças em explorar a sensualidade do corpo feminino, quase sempre em posição de objeto, pronta para servir um homem.

No entanto, esse tipo de publicidade não é mais bem vista, já que a reprodução de determinados estereótipos servem apenas para perpetuar ideias ultrapassadas que limitam a mulher como indivíduo. 

As marcas precisaram acompanhar as mudanças sociais e transformar, então, a forma como divulgavam seus produtos.

Veja abaixo uma seleção de cinco campanhas que mudaram a forma como a mulher é retratada:

1. Skol: Reposter Skol

A Reposter Skol foi uma ação da cervejeira de 2017 que assumiu o erro da hipersexualização feminina em suas ações publicitárias no passado.

A marca da Ambev (ABEV3) convidou oito ilustradoras para recriarem pôsteres antigos da Skol sob uma nova ótica.

2. Budweiser: Ronda Rousey

A Budweiser é uma grande patrocinadora de eventos esportivos, como a NBA e o UFC. Em campanha de 2015 voltada para o UFC, a empresa trouxe a lutadora profissional Ronda Rousey como exemplo de determinação.

3. Dove: Retratos da Real Beleza 

A Dove, marca de higiene pessoal com foco no público feminino, realizou em 2014 a campanha Retratos da Real Beleza, com o intuito de mudar a representação da mulher em suas propagandas dentro de um mesmo padrão e beleza e, desta forma, promover o amor próprio. 

4. Always: fazer as coisas Tipo Menina?

A Always, marca de absorventes, viralizou com a sua campanha “fazer as coisas Tipo Menina?” de 2014 e a tag #likeagirl, com o intuito de acabar com a ideia de que fazer algo “como uma menina” não seria bom ou suficiente. 

Nesta campanha, a marca trouxe para a discussão a insegurança feminina e incentivou seu público a ter orgulho de fazer as coisas “como uma menina”. 

5. Quem Disse Berenice: é pra mim!

Nesta campanha de 2015, a Quem Disse Berenice destacou diversos “não” que as mulheres escutam ao longo da vida, cobertos com maquiagem na peça publicitária. 

A ideia era mostrar que a vida das mulheres tem ‘nãos’ demais. 

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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