Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

A carteira recomendada que mais valorizou em dezembro, segundo ranking do Grana Capital

Giovana Leal
19/01/2022 - 10:18
XP Inc XP Investimentos Corretoras
Carteira recomendada da XP Investimentos foi a única entre as maiores corretoras que ficou acima do Ibovespa em dezembro de 2021 (Imagem: XP Inc./LinkedIn/Reprodução)

No ranking mensal das carteiras recomendadas das maiores corretoras do país, o portfólio da XP Investimentos foi o único que ficou acima do Ibovespa (IBOV) em dezembro de 2021.

Na edição do último mês do ano do ranking Grana Capital de Carteiras de Ações, que registra a variação do desempenho das sugestões feitas pelos analistas das maiores corretoras do país, a XP foi a campeã, com rentabilidade de 3,95% (ante alta de 2,85% do Ibovespa).

O objetivo do ranking é oferecer aos clientes do aplicativo da Grana, plataforma que automatiza a gestão do Imposto de Renda para investidores, um instrumento para acompanhar os resultados das indicações.

A análise inclui as carteiras publicamente recomendadas de oito das dez maiores corretoras de varejo do país em número de transações de pessoas físicas, de acordo com o ranking mais recente do Tesouro Nacional. São elas: XP Investimentos, Nu Invest, Inter, Banco do Brasil, Itaú, Modalmais, Clear e Santander.

Entre as ações sugeridas em dezembro, a que mais subiu foi a da Sabesp (SBSP3), com variação positiva de 19,3%, enquanto a que mais caiu foi a do Inter (BIDI11), com queda de 21,1%.

As ações que mais se repetiram nas carteiras de dezembro foram Vale (VALE3), com valorização de 11,45%, que apareceu em seis recomendações; Weg (WEGE3), com 2,42%, que figurou em cinco recomendações; e Gerdau (GGBR4), que se repetiu também em cinco carteiras e subiu 5,66%.

A alta de 15,24% da Arezzo (ARZZ3) favoreceu tanto a carteira vencedora da XP quanto a da Clear, que ficou em segundo lugar. A campeã se beneficiou também da recuperação da Vale e do bom desempenho da Raia Drogasil (RADL3), com alta de 8,87%.

Ranking de carteiras recomendadas do quarto trimestre de 2021

No acumulado do último trimestre de 2021, a vencedora foi Modalmais, com queda de 0,14%. Em seguida, vem Inter, com desvalorização de 1,21%, seguido pela XP Investimentos, com queda de 1,98%.

Mesmo sendo um trimestre negativo, todas as carteiras do ranking tiveram performance acima do Ibovespa, que fechou o período com perdas de 5,55%, registrando uma queda de 110.979 pontos em 30 de setembro para 104.822 pontos em 30 de dezembro.

Nos rankings anteriores ao mês de dezembro, a Modalmais foi a vencedora em novembro e a Clear liderou em outubro.

No trimestre, as ações mais recomendadas foram Vale e Weg, que ganharam a posição nos três meses seguidos, seguidas de Assaí (ASAI3), Itaú (ITUB4) e Gerdau.

Disclaimer

O Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Última atualização por Diana Cheng - 19/01/2022 - 10:18

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto