Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

A elétrica mais barata que a Taesa (TAEE11), resiliente e pronta para “despachar” dividendos

Renan Dantas
09/05/2022 - 13:32
Alupar
Alupar caiu nas graças dos analistas, que veem a empresa barata e com muitos dividendos pela frente (Imagem: Alupar/Divulgação)

Elétricas levam fama de serem boas pagadoras de dividendos. Além disso, são consideradas resilientes, visto que os contratos são de longo prazo, ou seja, possuem a sua receita garantida. 

Porém, algumas empresas têm vantagens sobre outras. Esse parece o caso da Alupar (ALUP11), ação que vem caindo nas graças de analistas.

O consenso de mercado da Reuters indica que entre 10 corretoras, nove recomendam compra da Alupar e apenas uma possui neutralidade.

Caso inverso tem a Taesa (TAEE11): oito recomendam venda e duas indicam neutralidade dos papéis. Nenhuma recomenda compra.

Mas por que tamanha discrepância? 

Mudança de status da Alupar

Bruno Komura, analista da Ouro Preto Investimentos, lembra que a Alupar passou por grandes mudanças nos últimos anos: deixou de ser uma empresa dependente da geração para incluir no portfólio mais ativos de transmissão. 

Esses projetos são bem mais seguros porque depois do investimento inicial para construir a infraestrutura, ela vai gerar receita e caixa, não importando se a energia está cara ou não”, argumenta.

Ele lembra que após anos de investimentos pesados, a empresa está muito perto de concluí-los, gerando caixa – e consequentemente dividendos.

“Isso vai dar uma confiança para o mercado. Depois que começar a pagar bastante dividendos, é possível que o mercado reprecifique as ações”, coloca.

Para Murilo Breder, analista da NuInvest, em um cenário macroeconômico mais desafiador, contar com uma empresa com essas características ajuda a proteger a carteira à medida que não apenas se tem a expectativa de um bom recebimento de proventos como ainda reduz a volatilidade média do portfólio.

Mais barata que Taesa

Breder calcula que o desconto das ações, sobre o múltiplo EV/RAP (valor da empresa sobre receita anual permitida), da Alupar sobre a Taesa é de 16%.

Komura lembra que quando se analisa a métrica EV/Ebitda (valor da empresa sobre resultado operacional) a Alupar negocia a 6,5 vezes para 2023 contra 11,8 vezes da Taesa e 9 vezes da Transmissão Paulista (TRPL3). 

Mais dividendos por aí

Como dito anteriormente, a Alupar está pronta para soltar mais dividendos depois que a receita da transmissão de energia dos novos projetos entrar no caixa.

Outro ponto que pode gerar alegrias para os investidores é o payout, ou a porcentagem do lucro distribuída em forma de dividendos. Hoje, a política de dividendos da Alupar assegura a seus acionistas dividendo obrigatório de  no  mínimo 50% do lucro líquido ajustado.

Na visão de Breder, existe possibilidade desse patamar aumentar ainda mais ao longo do tempo à medida que a necessidade de reinvestimento vá diminuindo.

“Em companhias como Taesa e Transmissão Paulista, o payout já é de quase 100% e a Alupar tende a ir pelo mesmo caminho”, coloca.

O pagamento  mais  recente  empresa  teve  um dividend  yield de 4,6%. Para os próximos 12 meses, o consenso de mercado aponta para um dividend yield de 6%.

“A Alupar é a mais barata. Além do valuation atrativo, tem a expectativa de se tornar uma pagadora de dividendos ainda melhor”, diz Fernando Ferrer, analista da Empiricus.

Em levantamento de 20 corretoras, a Alupar recebeu seis indicações entre carteiras de dividendos.

Disclemer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Última atualização por Renan Dantas - 09/05/2022 - 19:08

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto